Colaboradores da UNIVALE participam de palestra sobre gestão das emoções e controle da ansiedade - Ação foi desenvolvida pelo Departamento de Desenvolvimento Humano nos dois campi da Instituição

11 setembro, 2023

No filme “Divertidamente”, vemos as emoções da personagem Riley Andersen se desenvolverem e se tornarem cada vez mais complexos à medida que ela cresce. Na animação, a alegria, tristeza, raiva, medo e nojinho se revezam em um painel de comando para dar à menina as reações adequadas nos momentos oportunos.

Ultrapassando a ficção da história, o filme representa bem uma função extremamente importante: a gestão das emoções, tema abordado pela psicóloga e gestora do Departamento de Desenvolvimento Humano da UNIVALE, Sabrina Hermes, em palestra aos colaboradores da Instituição. Durante cerca de duas horas, os colaboradores tiveram uma pausa na rotina de trabalho para participar da capacitação, que aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro.

“O filme retrata sobre 5 emoções básicas dos seres humanos e como elas agem no nosso comportamento. Durante a palestra falamos sobre o gerenciamento dessas emoções e a importância de conhecer, entender e observar as emoções que são geradas durante o nosso dia, e como elas interferem no nosso comportamento. Nós falamos sobre Daniel Goleman, o pai da inteligência emocional, que fala que ‘cada tipo de emoção que vivenciamos sinaliza para uma direção, para que assim possamos planejar como lidar com a nossa vida’. Então é preciso entendermos nossas emoções para tomar decisões mais assertivas e termos relacionamentos mais saudáveis”, destaca Sabrina.

Gestão das emoções e cuidados com a ansiedade

Além da gestão das emoções e dos cinco pilares da inteligência emocional, a capacitação também trouxe dicas para o controle da ansiedade, problema que tem alcançado cada vez mais pessoas. “Os transtornos de ansiedade têm se proliferado devido às nossas rotinas que são atribuladas, ao imediatismo, múltiplas tarefas simultâneas, e depois da pandemia isso se intensificou. Nós trouxemos algumas dicas de como controlar, com a administração do pensamento, exercícios físicos, controle da respiração. Também é importante evitar o uso de substâncias que estimulam ainda mais a ansiedade, fazer higiene do sono, ter momentos de lazer e claro, respeitar seus próprios limites”, explica a psicóloga.

Ariádine Soares de Oliveira é pedagoga da ETEIT, a Escola Técnica da UNIVALE. Ela participou da palestra no dia 6 de setembro, no campus I, e gostou da iniciativa. “Foi muito bom participar desse evento, ainda mais no mês de setembro, que é o mês de valorização da vida. Nos fez refletir sobre as nossas emoções, sobre como estamos lidando com tudo que acontece com a gente, seja bom ou ruim, e perceber o que está nos afetando. Nós vivemos na correria, falta tempo pra cuidar da saúde emocional e isso é preocupante”.

Circuito Saúde

Uma das iniciativas da Fundação Percival Farquhar (FPF) para a promoção da saúde física e mental entre os colaboradores de suas mantidas é o Circuito Saúde, programa que oferece atividades físicas gratuitas no Centro Esportivo UNIVALE. O responsável pelo projeto é o professor Diego Santos, do curso de Educação Física, que aproveitou o momento do treinamento para apresentar o projeto aos colaboradores que ainda não conheciam.

Neste semestre, o Circuito Saúde está acontecendo às segundas, quartas e sextas-feiras, na quadra do Centro Esportivo. Na segunda-feira os colaboradores podem participar de um treino funcional, já nos outros dois dias os treinamentos são de vôlei. A participação é gratuita e aberta tanto aos professores quanto ao pessoal técnico-administrativo das instituições.