programa desenrola brasil dividas

Novo programa do Ministério da Fazenda busca auxiliar na renegociação de dívidas

07 junho, 2023

O “Desenrola Brasil” prevê que dívidas sejam parceladas em até 60 vezes; entenda as regras

Por: Natalia Lima Amaral

Nesta última segunda-feira (05/06), o Ministério da Fazenda anunciou o “Desenrola Brasil”, determinado por uma medida provisória que tem como objetivo a renegociação de dívidas de cerca de 70 milhões de pessoas. O público que pode se beneficiar da iniciativa foi dividido em duas faixas: Faixa I, para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único (CadÚnico); e Faixa II, para pessoas com dívidas em bancos.

Desenrola Brasil Sérgio Reis
Sérgio Reis, professor do curso de Ciências Contábeis

Sérgio Reis, professor do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, explica que o programa é uma excelente iniciativa, principalmente ao colocar para os bancos que uma das condições para aderirem à iniciativa é o perdão de dívidas de até R$100,00 para todos os clientes, além de “limpar o nome” deles. “Pela estatística 1,5 milhões de brasileiros estão com o nome registrado no protesto por causa de 100 reais. Portanto, muitos consumidores serão beneficiados, além de alguns poderem parcelar e até zerar a dívida”, comenta.

Em relação aos juros indicados para os beneficiários da Faixa I, o professor informa que é necessário analisar bem cada caso e tomar decisões de acordo com o que for melhor para a pessoa. “Pagar juros é algo que não é aconselhável para ninguém. Caso o devedor tenha condições de pagar à vista, essa é a melhor escolha. Além de ser possível uma negociação de desconto à vista. Os juros no Brasil estão altos, mas podem diminuir nos próximos meses. Dependendo da situação e em último caso, um financiamento também pode ser uma opção”, explica.