Mais um curso da UNIVALE recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC): nesta semana a nota 5 veio para o Design Gráfico. Na instituição, o curso é oferecido de forma híbrida, aliando encontros presenciais com os conteúdos em plataforma on-line. O coordenador do Design Gráfico na universidade, professor Elton Binda, destaca que todos os cursos oferecidos em Ensino a Distância (EaD) pela UNIVALE receberam nota máxima do MEC.
“Tanto para o curso, quanto para a UNIVALE, a nota máxima é um indicativo de que as coisas estão em ordem e tudo está caminhando com excelência. É um grau de dificuldade muito grande para receber uma nota dessas, é preciso haver um nível de organização muito grande. Não só o Design, mas todos os cursos EaD da UNIVALE são nota 5, isso reflete uma organização da estrutura, organização documental e trabalho do corpo docente, o que faz que a cada dia a gente tenha um curso melhor para os nossos alunos”, disse o docente.

A nota do MEC é calculada levando em consideração fatores como a infraestrutura da instituição, a qualificação dos professores e outros critérios específicos de cada área. Jéssica Kaufmann faz parte do Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) e considera que a boa avaliação é fruto do trabalho criterioso realizado pela universidade. “É um processo que não é de agora, começa lá atrás, desde a preparação de documentos e textos institucionais, que vão evidenciar para os avaliadores do MEC as práticas do curso e todas as atividades que o curso faz. A gente passa por reuniões de alinhamento e pelas reuniões permanentes do curso, para propor melhorias e mostrar tudo isso para os avaliadores, que são de outros estados”, afirmou a pedagoga.
Você pode se interessar por:
- Livro infantil sobre acessibilidade é lançado na UNIVALE
- Edital UNIVALE N.º 108/2026 — Processo Seletivo de Discentes Extensionistas para o Projeto de Extensão: “QUEBRA-CABEÇA: Qualidade de Vida para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”
- Edital UNIVALE N.º 107/2026 — Processo Seletivo de Discentes Extensionistas para o Projeto de Extensão: “Fazeres Docentes: gestão da sala de aula”
Para os alunos de Design Gráfico, a nota máxima dada pelo MEC é um incentivo a mais. O estudante João Paulo Oliveira comemora que, ao se formar, receberá um diploma bem aceito pelo mercado. “A gente sabe que o MEC avalia os cursos em relação à excelência deles. Saber que o nosso curso é nota 5 significa que o curso tem um peso no mercado e que vai exportar profissionais que serão reconhecidos por isso. Saber que eu vou estudar em um curso nota 5 é saber que serei reconhecido como um bom profissional, porque eu vou sair daqui com um diploma com um peso importante para atuar na área”, declarou o aluno.












