Aula de turma do curso de Design Gráfico, registrada em matéria da Univale TV

Curso de Design Gráfico da UNIVALE recebe nota máxima em avaliação do MEC

29 fevereiro, 2024

Mais um curso da UNIVALE recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC): nesta semana a nota 5 veio para o Design Gráfico. Na instituição, o curso é oferecido de forma híbrida, aliando encontros presenciais com os conteúdos em plataforma on-line. O coordenador do Design Gráfico na universidade, professor Elton Binda, destaca que todos os cursos oferecidos em Ensino a Distância (EaD) pela UNIVALE receberam nota máxima do MEC.

“Tanto para o curso, quanto para a UNIVALE, a nota máxima é um indicativo de que as coisas estão em ordem e tudo está caminhando com excelência. É um grau de dificuldade muito grande para receber uma nota dessas, é preciso haver um nível de organização muito grande. Não só o Design, mas todos os cursos EaD da UNIVALE são nota 5, isso reflete uma organização da estrutura, organização documental e trabalho do corpo docente, o que faz que a cada dia a gente tenha um curso melhor para os nossos alunos”, disse o docente.

Elton Binda, coordenador do curso de Design Gráfico, concede entrevista para a Univale TV
Professor Elton Binda, coordenador do curso

A nota do MEC é calculada levando em consideração fatores como a infraestrutura da instituição, a qualificação dos professores e outros critérios específicos de cada área. Jéssica Kaufmann faz parte do Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) e considera que a boa avaliação é fruto do trabalho criterioso realizado pela universidade. “É um processo que não é de agora, começa lá atrás, desde a preparação de documentos e textos institucionais, que vão evidenciar para os avaliadores do MEC as práticas do curso e todas as atividades que o curso faz. A gente passa por reuniões de alinhamento e pelas reuniões permanentes do curso, para propor melhorias e mostrar tudo isso para os avaliadores, que são de outros estados”, afirmou a pedagoga.

Para os alunos de Design Gráfico, a nota máxima dada pelo MEC é um incentivo a mais. O estudante João Paulo Oliveira comemora que, ao se formar, receberá um diploma bem aceito pelo mercado. “A gente sabe que o MEC avalia os cursos em relação à excelência deles. Saber que o nosso curso é nota 5 significa que o curso tem um peso no mercado e que vai exportar profissionais que serão reconhecidos por isso. Saber que eu vou estudar em um curso nota 5 é saber que serei reconhecido como um bom profissional, porque eu vou sair daqui com um diploma com um peso importante para atuar na área”, declarou o aluno.

João Paulo Oliveira, aluno de Design Gráfico, concede entrevista para a Univale TV
João Paulo Oliveira, aluno de Design