24 de maio - dia do vestibulando

24 de maio - Dia do Vestibulando

24 maio, 2021

Um período de incertezas e expectativas, assim, é aquela etapa da vida onde o jovem já não pertence mais ao ensino médio e nem escolheu ainda a profissão que deseja seguir. Por isso, para muitos, esta é uma fase desgastante! Além de lidar com as transformações da transição da adolescência para a vida adulta, ainda é preciso lidar com a pressão do vestibular.

Pensando nisso, o dia 24 de maio foi estabelecido como o Dia do Vestibulando, uma data para homenagear a todos que estão se preparando para ingressar em uma universidade, reconhecendo o seu esforço e dedicação.

No Brasil, o vestibular tornou- se parte da cultura nacional. Todo mundo que deseja se matricular em um curso de graduação é obrigado a fazer um vestibular. O formato da prova fica a critério de cada instituição de ensino.

Por exemplo, aqui na Univale, o estudante tem três opções para realizar o vestibular: de forma remota, onde ele realiza a prova dentro do sistema, de qualquer lugar com conexão à internet; presencial, onde ele comparece ao campus para a realização da prova e por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Qual o dia do vestibulando?

O sistema de seleção por meio do vestibular existe no Brasil desde o início do século XX, mais precisamente desde 1911. Porém, na última década, como uma tentativa de democratizar o acesso ao ensino superior, o Enem passou a ser a prova mais usada para o ingresso nas universidades.  Atualmente, muitas universidades brasileiras utilizam apenas o Enem como processo seletivo.

Portanto, a data de hoje é um dia para se reconhecer o esforço de todos aqueles que estão se preparando para ingressar em uma universidade e também para dar apoio. Se você conhece um vestibulando, não deixe de deixar sua mensagem de carinho, afinal, neste período conturbado, pequenos gestos podem fazer uma grande diferença!