Foto de Saymara Mendes, aluna de Psicologia da Univale e pessoa com deficiência visual

Dia da Pessoa com Deficiência Visual alerta para melhorias em acessibilidade

13 dezembro, 2023

Hoje, 13 de dezembro, é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A data foi instituída em 1961, em homenagem a essa população e com o intuito de combater a discriminação.

No país, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que mais de 6,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência visual. Mas será que os espaços públicos e privados avançaram o suficiente para oferecer a acessibilidade necessária?

Pés femininos, de uma pessoa com deficiência visual andando sobre um piso tátil no campus 2 da Univale
A implantação do piso tátil foi uma medida adotada pela UNIVALE para melhorar a acessibilidade na instituição

Aluna do curso de Psicologia da UNIVALE, Saymara Mendes fala dos desafios que encontra no cotidiano. “A minha experiência no centro da cidade não tem sido das melhores possíveis. São muitos obstáculos, muitas coisas no meio da calçada. É muito buraco, não tem acessibilidade. É muito caótico mesmo”, disse a aluna.

Este e outros depoimentos sobre acessibilidade e combate à discriminação à pessoa com deficiência visual estão registrados em reportagem da UNIVALE TV. Veja em: