alunos de farmácia em laboratório

Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro

19 janeiro, 2024

Profissionais da área precisam se atualizar para um mercado em que surgem novas tecnologias, avalia o coordenador do curso de Farmácia da UNIVALE

Em 20 de janeiro de 2016 foi fundada a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), por isso o Dia do Farmacêutico é comemorado nesta data. O coordenador do curso de Farmácia da UNIVALE e doutor em Imunologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, professor Thalisson Gomides, afirma que a profissão atualmente passa por atualizações, com o surgimento de novas tecnologias e inovações em saúde, especialmente em áreas como atenção farmacêutica, diagnóstico, ou produção de novas drogas.

Thalisson Artur Ribeiro Gomides, farmacêutico, doutor em em Imunologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, e docente do curso de Farmácia da Univale
Professor Thalisson Gomides

“Uma série de novas tecnologias vem surgindo e os farmacêuticos precisam considerar essas novas tecnologias, para poder atuar de forma ainda mais eficiente na profissão e no mercado de trabalho”, avalia o professor. Entre os possíveis campos de atuação para o farmacêutico graduado, Thalisson enumera áreas que lidam diretamente com medicamentos, como armazenamento, dispensação, produção ou uso racional.

Mas também há possibilidades nas análises clínicas, no diagnóstico, e na pesquisa. “Tanto nas pesquisas para desenvolvimento de novas drogas, com pesquisas clínicas, ou na pesquisa acadêmica, com atuação também da docência, como o farmacêutico que atua com mestrado ou doutorado, entre outros. Esses são alguns campos que nós podemos destacar da atuação farmacêutica”, listou o professor.

A formação do farmacêutico na UNIVALE

O coordenador do curso na UNIVALE destaca que, ao longo da graduação, os estudantes da universidade já têm contato com as inovações e tecnologias disponíveis no mercado de trabalho, que também estão presentes na instituição. “Dessa forma, o aluno já sai pronto para ser inserido no mercado de trabalho, já tendo alguma experiência, mesmo que prévia, de algumas tecnologias que ele encontrará futuramente”, frisou.

curso de farmácia
Professor Thalisson e alunos do curso de Farmácia

Além das aulas teóricas e práticas, a formação na UNIVALE, acrescenta o professor, é complementada por projetos de extensão e de pesquisa. “O curso de Farmácia da UNIVALE busca a formação de um profissional generalista, capacitado a atuar nas diversas áreas. Seja na área de análises clínicas, na área de atenção farmacêutica, seja na área de dispensação de medicamentos ou na pesquisa, entre outras áreas. Nós conseguimos isso através do desenvolvimento de uma matriz curricular adequada, dos projetos de extensão, dos projetos de pesquisa e dos estágios, entre outras atividades no curso”, observou Thalisson.

Saiba mais sobre o curso: