Em 2020, a produção de álcool em gel do laboratório de farmacotécnica cresceu cerca de 352% em decorrência do aumento na demanda de produtos para a prevenção à Covid-19
Para comemorar o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), vamos conhecer um pouco mais do Lafa - Laboratório de Farmacotécnica da Univale. O laboratório do curso de Farmácia vem se destacando com a produção de álcool em gel tanto para o uso em clínicas e ambulatórios da universidade, quanto para os setores administrativos. O trabalho contribui para a assepsia de alunos e funcionários, reduzindo o risco de contágio e auxiliando na manutenção da saúde dos indivíduos.
Segundo o professor Carlos Alberto Silva, supervisor de produção do Laboratório de Farmacotécnica, álcool em gel sempre foi produzido para o uso interno, mas com a pandemia da Covid-19, decidiram estender o fornecimento para todos os outros setores. Hoje é o produto que mais se fabrica no laboratório. Ele nos conta um pouco sobre como funciona o processo:
“O DEC (Departamento de Campi), a partir do setor de compras, adquire as matérias-primas de uma fórmula que já temos. Depois de pronto, repassamos para o DEC distribuir para todos os setores clínicos, de atendimento a pacientes e os setores administrativos. Hoje esta produção está disponibilizada para todos os setores da Univale”, detalha o professor.
Quem participa do processo de produção são os alunos, a técnica de farmácia Amanda de Oliveira Serafim que são supervisionados pelo professor Carlos Alberto. Além de supervisor, ele é criador da fórmula e da tecnologia para que o álcool em gel seja feito no laboratório da Univale.
O Lafa é disponibilizado aos alunos do curso de Farmácia para cumprir suas atividades de estágio. Eles participam de todo o processo de produção, desde quando as matérias-primas chegam, passando pela fabricação e depois o envase e a rotulagem.
Conheça outros produtos fabricados pelo laboratório
O Lafa tem grande importância para os cursos de Odontologia e Enfermagem, pois produz uma linha de produtos que atendem as demandas das clínicas destes cursos. Veja alguns deles:
- Álcool etílico 70% - usado para assepsia;
- Hipoclorito de sódio a 1%: usado para limpeza de chão e bancadas;
- Hipoclorito de sódio 5,25%: usado para tratamento de canal;
- Clorexidina: um antisséptico bucal, usadas nas clínicas de Odontologia;
- Líquido de Dakin: usado para assepsia na boca de bebês e crianças jovens;
- Bota de unna: para tratamento de feridas no Laboratório de Enfermagem;
- Cremes para a cicatrização de algumas feridas crônicas no Laboratório de Enfermagem;