Dia Internacional da Rádio: uma reflexão sobre a importância desse veículo para a sociedade

08 fevereiro, 2024

Da onda curta ao podcast, a rádio nos dias de hoje

“Estas são as Nações Unidas chamando as pessoas de todo o planeta”.

Essas foram as primeiras palavras transmitidas pela rádio das Nações Unidas, no dia 13 de fevereiro de 1946. Data que atualmente é comemorado o Dia Mundial da Rádio, anunciado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) para falar da importância do rádio, seu alcance e como ele pode colaborar para a construção da democracia. Uma oportunidade para refletir sobre a importância desse veículo na sociedade e sua constante evolução para se adaptar aos novos tempos.

Dia mundial da rádio

Com o passar dos anos, a rádio enfrentou desafios, com o surgimento de novas tecnologias de comunicação, como a televisão e a internet. No entanto, a rádio demonstrou uma notável capacidade de se reinventar e permanecer relevante. A introdução da rádio via satélite, do rádio digital e do streaming on-line expandiram ainda mais o alcance e a diversidade da programação radiofônica.

Hoje, a rádio continua a desempenhar um papel vital na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. É uma fonte de entretenimento, informação e conexão, oferecendo uma ampla gama de programação para atender aos interesses e necessidades de diversos públicos.

Para o coordenador dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da UNIVALE, o professor Bob Villela, o rádio é muito mais do que um simples meio de comunicação. “O rádio foi, é e seguirá sendo fundamental para contarmos e compreendermos a nossa história. Por causa da proximidade e do dinamismo, o rádio faz parte do nosso dia a dia sem interferir nos nossos afazeres, e nos mantém informados sem que precisemos nos dedicar tanto àquela escuta”, disse. Ele ressalta a constante reinvenção do rádio, exemplificada pelos populares formatos de podcast, que mantêm viva a tradição radiofônica em novas plataformas. “O envolvimento que a gente tem com esses formatos em áudio cria um senso de pertencimento a uma cidade, a uma região, a um país. Haja vista o alto consumo de podcast e também de rádio nos grandes e pequenos centros. O rádio segue sendo um meio onipresente no nosso país”, pontuou.

Unesco apresenta o tema em comemoração ao Dia Mundial da Rádio

Em comemoração à data, a Unesco apresenta anualmente um tema para ampla discussão. Este ano, o tema “Iluminando o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico do rádio", reconhece a jornada deste meio de comunicação, desde sua criação.

Dia mundial da rádio

O rádio tem sido uma fonte confiável de informação, entretenimento e conexão para comunidades em todo o mundo. No passado, desempenhou um papel crucial em momentos históricos, como a transmissão de notícias durante guerras, além da propagação de ideias e culturas.

Hoje, mesmo com a proliferação de novas tecnologias e plataformas de mídia, o rádio mantém sua relevância. Ele continua a ser acessível para pessoas em todas as esferas da vida, oferecendo uma fonte instantânea de informações locais, música, debates e muito mais. Além disso, o rádio desempenha um papel fundamental em comunidades rurais e áreas remotas, onde outras formas de comunicação podem ser escassas.

No entanto, o futuro do rádio não está estagnado no passado; está evoluindo para atender às demandas de uma era digital. É o que acredita Bob Villela. “As estações de rádio estão se adaptando, utilizando a internet para alcançar novos públicos, integrando-se com plataformas de streaming e adotando tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, para personalizar a experiência auditiva. Neste Dia Mundial do Rádio, é importante reconhecer o papel fundamental que este meio desempenha em nossas vidas e celebrar sua longa história de serviço à humanidade”, afirmou.

Rádio universitária da UNIVALE: Um espaço de inovação e aprendizado

O Laboratório de Rádio da UNIVALE tem sido um centro de atividades vibrante, impulsionando a inovação e proporcionando experiências práticas aos alunos de diferentes cursos.

Uma das características marcantes do laboratório é a adaptação ao ambiente digital. Como mencionado pelo responsável técnico, Jonathan Reis dos Santos. “Não estamos no ar da forma tradicional, mas estamos presentes nos agregadores de áudio, onde a universidade disponibiliza diversos podcasts, incluindo o ‘Prosa Acadêmica’ e o ‘Betoneira de Ideias’, que exploram temas relacionados à vida acadêmica e profissional”, afirmou.

O podcast ‘Elipse’, produzido pela própria universidade, é transmitido ao vivo no YouTube da UNIVALE TV, demonstrando a versatilidade do laboratório em integrar diferentes plataformas de mídia.

austin distel Hg3BHX6U5jg unsplash

Além da criação de conteúdo para a universidade, o laboratório também desempenha um papel fundamental na educação dos alunos dos cursos de Jornalismo, de Publicidade e Propaganda, e de Design Gráfico. Assim, os estudantes têm a oportunidade de aprender na prática como produzir conteúdo para rádio e podcast, desenvolvendo habilidades essenciais para suas carreiras futuras.

O laboratório não apenas prepara os alunos para o mercado de trabalho, mas também os inspira a explorar novas ideias e conceitos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. “Podemos destacar também a parceria com o curso de Direito, que resultou na produção de podcasts jurídicos pelos próprios estudantes, proporcionando uma experiência única de aprendizado e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula”, finalizou Jonathan, enfatizando que o laboratório está aberto a outros cursos da instituição, sendo um centro de inovação e aprendizado.