Foto com uma mulher de jaleco branco e estetoscópio ao fundo, e em primeiro plano uma bandeja com legumes e verduras

Dia Mundial de Combate ao Colesterol faz um alerta para prevenção de doenças cardiovasculares

07 agosto, 2023

O dia 8 de agosto foi a data escolhida para o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, servindo de alerta para prevenir o acúmulo de gordura no organismo e obstrução de vasos sanguíneos, causando doenças cardiovasculares – que, segundo o Ministério da Saúde, são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais. Angina, infarto, acidente vascular (derrame) e insuficiência dos rins são algumas das possíveis consequências do excesso de colesterol. Para reduzir esses riscos, profissionais de saúde recomendam hábitos saudáveis de alimentação e prática regular de atividades físicas, entre outras orientações.

Em 2022, a estimativa do Ministério da Saúde era de que 40% da população brasileira tinha colesterol elevado. Conforme a professora do curso de Nutrição da UNIVALE, Ana Maria Coutinho, cerca de 70% do colesterol no corpo humano é produzido pelo próprio organismo, e os outros 30% vêm do consumo de alimentos.

Professora Ana Maria Alves Pereira Coutinho, do curso de Nutrição, fala sobre colesterol
Professora Ana Maria Coutinho

“O colesterol é um tipo de gordura que faz parte do nosso organismo, é fundamental para nossa saúde, e está envolvido em diversos processos, como síntese de vitaminas e hormônios. Então é algo que traz benefícios para nossa saúde. Mas, em excesso, pode trazer complicações, como problemas cardiovasculares. Porque o excesso tende a se acumular na parede das artérias e vasos sanguíneos”, explicou Ana Maria.

Entre os hábitos que podem ser adotados para o controle do nível de colesterol, a professora recomenda a manutenção do peso, com adoção de uma dieta saudável e prática de atividades físicas, além de não fumar e manter sob controle o estresse e o consumo de bebidas alcóolicas.

O colesterol bom e o colesterol ruim

Existem dois tipos de colesterol no corpo humano, popularmente conhecidos como “ruim” e “bom”. O ruim é o do tipo LDL (sigla em inglês para “lipoproteína de baixa densidade”), que facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos, com a formação de placas que aumentam o risco de infarto e derrame. O bom é o HDL (sigla em inglês para “lipoproteína de alta densidade”), que ajuda a evitar o entupimento das artérias.

Tiara Grossi Rocha trata sobre o tema diabetes
Professora Tiara Grossi Rocha

“A gordura boa é a que faz uma proteção do nosso coração, uma proteção cardiovascular. E a gordura ruim é aquela que faz um depósito nos vasos sanguíneos, levando à obstrução. Como evitar que o colesterol se eleve? Melhorando a nossa alimentação, com o aumento do consumo de gorduras boas, como as amêndoas e nozes, e diminuindo o consumo de gorduras saturadas, e principalmente realizando atividades físicas com frequência. Outro fator importante é o histórico familiar, que também deve ser observado durante a consulta médica, e é importante realizar exames de rotina junto a um médico”, orientou a endocrinologista e professora do curso de Medicina da UNIVALE, Tiara Grossi Rocha.