educação infantil

Dia Nacional da Educação Infantil: criando um mundo de aprendizado e diversão

25 agosto, 2023

Por Ana Carolina Farias de Souza, aluna do 4° período do curso de Publicidade e Propaganda

No dia 25 de Agosto é celebrado o Dia Nacional da Educação Infantil, uma data que busca promover a importância da qualidade da educação na infância. Esse dia foi escolhido em homenagem à médica pediatra brasileira Zilda Arns, que dedicou sua vida à defesa dos direitos das crianças e ao combate à mortalidade infantil. Ela fundou a Pastoral da Criança, que atua em todo o país promovendo ações de saúde, nutrição e educação para crianças de zero a seis anos, e teve seu trabalho reconhecido internacionalmente.

Essa data nos lembra da importância dessa etapa fundamental na vida das crianças — a educação infantil é o primeiro contato formal que elas têm com o ambiente escolar, e é nesse período que começam a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais que serão essenciais ao longo da vida. Pensando nisso, a data serve para reafirmar o compromisso com a educação das crianças e com a construção da sociedade.

A Importância da Educação Infantil

A educação é um direito de todas as crianças e é fundamental para a construção da sociedade. Portanto, no Dia Nacional da Educação Infantil, é importante refletirmos sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda precisam ser superados, e nos comprometemos a lutar por uma educação de qualidade.

Neste texto, vamos compartilhar algumas dicas para promover o desenvolvimento infantil em casa — uma tarefa que exige dedicação e paciência, mas é gratificante. Criando um ambiente estimulante e oferecendo atividades adequadas à criança, você contribui para o seu crescimento e aprendizado. Por isso, aproveite essas dicas e divirta-se junto com os pequenos explorando o mundo e desenvolvendo habilidades importantes para a vida.

Música

É uma excelente forma de estimular o desenvolvimento das crianças. Estudos mostram que a exposição à música desde cedo pode ajudar no desenvolvimento da linguagem, memória e coordenação motora. Além disso, a música também pode ser uma ótima maneira de se expressar e desenvolver a criatividade.

Quebra-cabeças

São uma excelente atividade para desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio, resolução de problemas e coordenação motora. Além disso, os quebra-cabeças também ajudam a desenvolver a paciência e a concentração.

Leitura

É uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento infantil. Além de ajudar a desenvolver a linguagem e a imaginação, a leitura também estimula a curiosidade e a criatividade das crianças. Crie o hábito de ler para o seu filho todos os dias, escolhendo livros adequados à idade e interesses dele. Além disso, permita que a criança também manuseie os livros, folheando e explorando as páginas.

Massinha de modelar

É uma atividade sensorial que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, estimula a criatividade e a imaginação, e também pode ser uma ferramenta para aprender cores, formas e texturas. Incentive que a criança brinque livremente, criando diferentes formas e objetos.

Pintura

É outra atividade que estimula a criatividade, a imaginação e a coordenação. Além disso, a pintura também pode ser uma forma de expressão, permitindo que a criança externalize sentimentos e emoções. Portanto, tintas, pincéis e papéis disponíveis são uma ótima ideia.

Educação infantil na UNIVALE: conheça a Brinquedoteca

educação infantil - brinquedoteca

A Brinquedoteca é um laboratório do curso de Pedagogia da UNIVALE que conta com espaço amplo e arejado para o desenvolvimento de atividades educativas com e sobre crianças. Lá acontece o desenvolvimento de pesquisas com estudantes do curso que aprendem sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras pertinentes a cada etapa da infância.

Essas atividades têm o objetivo de auxiliar o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, seja em espaços fechados, dentro da Brinquedoteca, ou no desenvolvimento das brincadeiras com propostas de atividades que podem acontecer na parte externa do local.

Além de atender às demandas do curso, a Brinquedoteca cumpre sua função social, recebendo crianças de escolas públicas e privadas. Os atendimentos acontecem via contato da escola com o gestor do espaço. A partir de informações básicas — como idade, quantidade de crianças e objetivos da visita — são preparadas atividades cooperativas, competitivas e livres, de acordo com a proposta apresentada.

Os atendimentos são realizados pelo gestor do espaço, professor Valdicelio Martins dos Santos, junto às estudantes do curso, que recebem as crianças cumprindo as premissas básicas da educação infantil: o cuidar, o educar e o brincar, a partir dos campos de experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, asseguram-se os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Outros serviços prestados pelo espaço são: contação de histórias no programa Balangandã na UNIVALE TV, piquenique literário e parceria junto aos projetos da UNIVALE, como Balcão da Cidadania e Rua de Lazer. Para agendamento da brinquedoteca, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: valdicelio.santos@univale.br.