Evento acontecerá dia 12 e contará com a participação de estudantes de Direito da UNIVALE. Será o primeiro debate da história entre candidatos da 43ª Subseção da OAB, de Governador Valadares.
No próximo dia 17, os advogados irão às urnas durante as eleições institucionais da OAB para o triênio 2025/2027. Em Minas Gerais, serão eleitos os representantes da advocacia estadual na seccional e nas 251 subseções, bem como os integrantes da Diretoria da Seccional, dos Conselheiros Seccionais, dos Conselheiros Federais, da Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, da Diretoria das Subseções e dos Conselheiros Subseccionais. Em Governador Valadares, dois candidatos concorrem à presidência, sendo eles, em ordem alfabética: Aloísio Batista Gusmão (Padilha), e Arilson Fernandes Ribeiro de Souza (Arilson).
Em iniciativa inovadora e pioneira na região, o curso de Direito da UNIVALE propôs e está organizando para a próxima terça-feira (12) um debate histórico entre os candidatos à presidência da 43ª Subseção. O formato e as regras do debate foram definidos em reunião envolvendo a coordenação do curso, o professor de Deontologia Jurídica, o diretor da UNIVALE TV e os candidatos à presidência da Subseção, acompanhados de seus assessores.
O debate tem como principais objetivos construir espaço de aprendizagem para os estudantes do curso de Direito, a partir da vivência com a realidade da advocacia, viabilizar a contribuição da academia com a sociedade em suas estruturas organizacionais e seu sistema democrático, fomentar o ambiente democrático na escolha dos representantes da classe dos advogados e estimular a reflexão, análise crítica e discussão saudável de ideias.
O formato do debate projetado conta com quatro blocos. No primeiro, mediado pelo coordenador do curso de Direito, professor André Rodrigues, os candidados farão a apresentação de suas principais propostas. O segundo bloco será mediado pelo professor de Deontologia Jurídica da UNIVALE, Luciano Souto, e contará com a participação de dois estudantes do 8º período do curso de Direito, que formularão perguntas aos candidatos. No terceiro bloco haverá confronto direito, com perguntas formuladas pelos candidatos, um ao outro. No último bloco, após novo confronto direito, os candidatos farão suas considerações finais.
O professor Luciano Souto destaca a importância da participação da universidade no acompanhamento das eleições institucionais da OAB: “trata-se de evento acadêmico que cria espaço para o diálogo crítico acerca de relevantes questões de interesse da advocacia e de todos os futuros profissionais da área jurídica. Os alunos que hoje ocupam as cadeiras universitárias são os futuros profissionais da área jurídica. A participação nesse processo enriquece o processo de aprendizagem e contribui sobremaneira para a formação de profissionais éticos, conscientes, responsáveis e preparados para o mercado de trabalho. Será momento histórico para todos”.
O coordenador do curso, professor André Rodrigues ressaltou a importância do debate no contexto acadêmico: “no âmbito da academia, o debate eleitoral promovido pelo curso de Direito da UNIVALE para as eleições da OAB é uma oportunidade única de diálogo e aprendizado. Esse evento permite que os alunos, futuros advogados, conheçam de perto as propostas e os desafios que impactam diretamente a advocacia e a sociedade. Mais que um debate, é uma aula prática de democracia e engajamento profissional, mostrando aos estudantes a importância da participação ativa e da reflexão crítica na construção de uma Ordem forte e representativa”.
André Rodrigues destacou ainda a relevância do evento no cenário profissional: “O debate eleitoral assume uma importância vital. É o palco onde ideias, projetos e visões para o futuro da advocacia se encontram e se confrontam. É por meio desse diálogo aberto que fortalecemos a democracia na nossa profissão, promovemos o compromisso com a ética e garantimos que a OAB permaneça atenta às necessidades reais da classe. Participar e ouvir diferentes propostas é mais do que um direito – é um dever de cada advogado comprometido com uma Ordem forte e representativa. Afinal, o futuro da nossa advocacia começa agora, na força do debate”.
O debate vai acontecer na próxima terça-feira (12), às 21h e será transmitido ao vivo pela UNIVALE TV e pelo seu canal no YouTube.