Atendimento do Direito em Ação

“Direito em Ação” promove audiências de conciliação e divórcios consensuais

28 maio, 2024

O curso de Direito da UNIVALE realizou no sábado (25) mais uma edição do Direito em Ação, iniciativa do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e do Escritório de Assistência Judiciária. Alunos do 9º período promoveram audiências de conciliação e processos de divórcio consensual. O evento, parte da Semana Jurídica da universidade, aconteceu no campus I da instituição.

Com a participação de aproximadamente 60 alunos, sob supervisão de professores, 15 casais foram atendidos no Direito em Ação. Em entrevista à TV Leste, o professor Thiago de Castro avalia que a iniciativa integra a comunidade acadêmica e a sociedade valadarense.

Professor Thiago de Castro, do curso de Direito
Professor Thiago de Castro (Imagem: TV Leste/Reprodução)

“Nós trouxemos o público externo, que precisa de atendimento. São pessoas que têm um problema, estão em algum conflito e precisam de uma conciliação, precisam de uma solução desse conflito. Colocamos nossos alunos do 9º período para fazer essas audiências de conciliação e de mediação, com a supervisão de um professor. Nós buscamos conciliar e submeter a um juiz, para que ele possa homologar essa conciliação e a pessoa seguir a vida tranquila, em paz, sem essa demanda na Justiça”, afirmou o docente.

Direito em Ação e agilidade dos processos

Thiago salientou ainda que os atendimentos feitos durante o Direito em Ação contribuem para agilizar o trâmite dos processos. “A gente sabe que a demanda judiciária é morosa, e tudo isso aqui, além de integrar a comunidade acadêmica com a comunidade externa, é também desafogar o Judiciário”, disse o professor.

O EAJ oferece assistência gratuita a pessoas hipossuficientes da comunidade, e os interessados podem entrar em contato pelo telefone (33) 98820-3229. Uma das alunas participantes do Direito em Ação, Patrícia de Castro considera que o serviço tem um relevante papel social. “A universidade proporciona esse serviço para as pessoas que não têm condição de pagar. São pessoas hipossuficientes, então essa é a importância da integração entre sociedade e o Direito aqui na universidade. Quanto à realização pessoal, essa é uma prática para a vida que já estamos vivenciando aqui. É muito importante essa integração e esse aprendizado”, declarou a estudante.