Professor do curso de Odontologia na UNIVALE, Raimer Ferreira apresentou na noite de segunda-feira (2) o dispositivo Blades Contour, para aumento de coroa clínica estética – procedimento que corrige o sorriso gengival, o excesso de exposição da gengiva sob o lábio superior, durante um sorriso. O instrumental foi patenteado pelo docente, em parceria com a empresa Maximus.
Raimer explica que o sorriso gengival causa muito incômodo em alguns pacientes, e a utilização do dispositivo para corrigir a exposição excessiva da gengiva pode melhorar a autoestima. “Nós vimos pessoas com mudança de vida muito grande. Pessoas que no convívio particular são extremamente extrovertidas, mas que às vezes se retraíam, porque se sorrissem demais ficariam com a gengiva muito exposta. E vimos muitas mudanças de comportamento. Costumo dizer que a correção de sorriso gengival é uma cirurgia psicológica, porque muda comportamentos”, afirmou.
Ao desenvolver o dispositivo Blades Contour, o docente afirma que desejava criar algo útil, de custo acessível, e que fosse de fácil manuseio. “Quando a gente fala de aumento de coroa clínica estética, não é tão simples. Já tivemos cursos de imersão em que alunos, no primeiro contato, tiveram dificuldades em replicar. Alguns acabaram não fazendo esse procedimento, e pensando nessa necessidade nós desenvolvemos um trabalho. E não tinha nada parecido, nenhum tipo de instrumental que atingisse essa necessidade”, declarou o professor.
Dispositivo lançado com professores e alunos de Odontologia
O lançamento do dispositivo Blades Contour contou com a participação de professores e de alunos, além de profissionais do mercado, incluindo representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Governador Valadares.
O coordenador-adjunto do curso, professor João Pedro Moniz Galvão de Albuquerque, considera que a presença de alunos, docentes e profissionais é um reconhecimento a anos de pesquisa de Raimer Ferreira.
“É muito importante a gente ter a presença de alunos e de colegas, porque a gente tem dentro da UNIVALE um lançamento que é resultado de pesquisa de trabalho de um colega nosso, alguém que está dando aula aqui e transmitindo o conhecimento que ele aprendeu ao longo da vida dele. Hoje a gente tem essa retribuição, e a gente tem que valorizar por ele ter escolhido a UNIVALE e o curso de Odontologia para celebrar em primeira mão essa conquista da vida dele”, disse João Pedro.