professor defendeu sua dissertação sobre rede de atenção à saúde

Professor da UNIVALE apresenta dissertação sobre rede de atenção à saúde

05 abril, 2022

Rômulo Batista Gusmão produziu a dissertação de mestrado durante a pandemia, abordando a Rede de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Gestante da Microrregião de Governador Valadares e Macrorregião Leste de Minas Gerais

Por: Natalia Lima Amaral

O fisioterapeuta Rômulo Batista Gusmão, professor do curso de Medicina da Univale, teve sua dissertação de mestrado aprovada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o tema “A governança da rede de atenção à saúde nas microrregiões: um estudo de caso". O novo mestre buscou refletir sobre o processo de governança da Rede de Atenção à Mulher, Criança e Gestante da Microrregião de Governador Valadares e Macrorregião Leste do Estado de Minas Gerais.

rede de atenção à saúde

De acordo com o professor, a gestão das redes dessas regiões acontece de maneira complexa, uma vez que a colaboração de todos envolve diversidades: de pessoas, de interesses, de autonomias, de conflitos e de graus de confiança. Esses aspectos influenciam diretamente no funcionamento das redes colaborativas, as quais o professor explica serem “arranjos interinstitucionais que se dão em um determinado território, buscando atingir um resultado comum”.

No caso da Rede de Atenção à Saúde voltada para a Mulher, Criança e Gestante da microrregião de Governador Valadares, uma rede de instituições se associa (equipes de Saúde da Família dos municípios, entre outras) para ofertar atenção integral a esse público, com o objetivo de diminuir e manter aceitáveis as taxas de mortalidade e internações da população alvo sob sua responsabilidade.”

O professor também relata que este é um tema recente no campo da saúde e ainda pouco pesquisado. A dissertação conta não somente com o caráter contemporâneo, mas também com o potencial efeito na gestão dos serviços. Tais aspectos afetam o favorecimento da qualidade e da entrega da saúde à população. Rômulo Batista é graduado em Fisioterapia pela PUC Minas e iniciou sua carreira na docência na Univale, em 2018, no curso de Medicina.

professor e sua turma rede de atenção à saúde
Professor Rômulo e a turma de Med VI em atividade prática na Estratégia Saúde da Família Altinópolis — Imagem: cedida por Rômulo Batista Gusmão

Pouco tempo depois o professor assumiu uma Unidade Curricular de Extensão, mas deixou o posto para coordenar e atuar no internato de gestão em saúde. “Enquanto gestor na área de saúde venho percebendo que, a despeito da disponibilidade de diversos programas, serviços, estruturas, e recurso financeiro, o desempenho da Rede de Atenção à Saúde não é o esperado. Nesse sentido, fui motivado pela hipótese de que faltam processos de governança para que esses arranjos colaborativos tenham efetividade.

Na Rede de Atenção à Saúde Colaborativa é realizado, no âmbito da Atenção Primária, o planejamento familiar, o pré-natal, o cuidado ao recém-nascido, o preventivo e outras ações educativas como foco na prevenção de doenças e promoção da saúde e consultas gerais. Já na Atenção Ambulatorial Especializada, são realizados atendimentos ao público de maior complexidade, como gestantes e crianças de risco, e casos suspeitos de câncer de colo do útero e mama. O professor Rômulo conta com muita alegria sobre a aprovação da sua dissertação no mestrado, principalmente por ter realizado o seu trabalho durante a pandemia.

“Os desafios foram muitos, pois produzi o meu trabalho sobre a Rede de Atenção à Saúde em meio à pandemia, atuando como docente e exercendo a função de Superintendente Regional de Saúde da Macrorregião Leste ao mesmo tempo (representamos a Secretaria Estadual de Saúde na região). Então, de algum modo, foi um reconhecimento diante do esforço empreendido de movimentar três frentes importantes de trabalho, concomitantemente: ser gestor de um sistema de saúde complexo, docente do curso de medicina da Univale, e mestrando.”