Do MGTV para o Jornalismo da Univale: conheça a história do David, que ganhou bolsa integral para realizar um sonho

02 agosto, 2022

Os campi da Univale voltaram a ficar movimentados nessa segunda-feira (1º), com o início de mais um semestre letivo para os estudantes de graduação, incluindo calouros que decidiram começar a trajetória acadêmica na universidade. Entre os novos alunos está David Oliveira, que inicia a realização do sonho de se tornar jornalista. Quem acompanha os telejornais da InterTV, afiliada da Rede Globo na região, já sabe que ele tem vocação para a reportagem.

Uma das participações de David na primeira edição do MGTV, o noticiário da hora do almoço, chamou a atenção do presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF), Rômulo Leite Coelho. Era o Dia do Repórter, 16 de fevereiro de 2022, e David falou sobre como o Jornalismo pode mudar a vida das pessoas. Impressionado com o jovem que sonhava em ser repórter, o presidente da FPF convidou David para conhecer a Univale e os estúdios da Univale TV. O que David ainda não sabia é que seria presenteado com uma bolsa integral, para estudar gratuitamente na Univale.

“Fiquei impressionado com a desenvoltura dele, com a fala dele, com a disposição de transformar vidas. Isso me chamou a atenção, porque essa é a missão da Univale. Tenho certeza que ele depois, como repórter, cumprindo essa função tão importante do jornalismo de passar a informação, também vai ajudar a transformar a vida das pessoas com informações úteis”, disse Rômulo Coelho, em entrevista à InterTV.

E na segunda-feira, ao chegar para o primeiro dia de aula, David foi recebido com mais uma surpresa. Além da bolsa integral de estudos, ele também fará parte do quadro de funcionários da Univale, onde poderá experimentar a rotina diária do jornalismo na TV, rádio e assessoria de comunicação. “Nós queremos pessoas como o David aqui junto com a gente. Muito mais que talentoso, ele é determinado, dedicado, tem garra pra ir atrás do que quer, e isso com certeza vai fazer dele um grande profissional. Nós estamos dando essa oportunidade porque acreditamos no que ele é capaz de fazer”, destaca o presidente da FPF.

Primeiros passos no Jornalismo

Antes de conseguir a bolsa, e antes até mesmo dessa participação no Dia do Repórter da InterTV, David já produzia reportagens voluntariamente para o telejornal. Morador de São Pedro do Jequitinhonha, um distrito do município de Jequitinhonha, distante mais de 300 quilômetros de Governador Valadares, David pensava em ser padre, pelo menos até por volta dos 13 anos de idade. Depois disso, quando ele começou a se interessar pelo Jornalismo, começou a produzir vídeos e a os enviar para o quadro “VC no MG1”.

David Oliveira, aluno do Jornalismo da Univale, posa para foto no estúdio da InterTV. David segura um microfone com logo da emissora, e o posiciona em frente à boca, como um repórter produzindo uma matéria
David nos estúdios da InterTV

“Eu sempre fui fazendo as reportagens, e o pessoal do Vale do Jequitinhonha gostava muito. Principalmente no São Pedro, o meu lugarzinho. Sempre que o pessoal via um problema, eles me ligavam para falar do que estava acontecendo e pediam uma reportagem para ver se resolvia. Fui tomando gosto pela profissão”, relembra David.

O novo aluno do curso de Jornalismo da Univale enviava os vídeos para o apresentador do MGTV 1ª Edição, Carlos Albuquerque, a quem David cita como um grande incentivador. “Há mais ou menos uns dois anos chegou o primeiro vídeo que o David mandou, e já nos chamou a atenção. Pela voz, a gente percebia que era um adolescente ainda. Mas já com um pique, uma narração e uma entonação de voz que pareciam já de um repórter, um jornalista de televisão. Aquilo nos chamou muito a atenção, e ele mandava alguns vídeos até já editados”, recorda Albuquerque.

A bolsa na Univale

Quando David foi convidado para vir a Valadares, o motivo oficial era para conhecer as instalações do curso de Jornalismo da Univale e o estúdio da Univale TV. Durante a visita, o presidente da FPF e a reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, o surpreenderam com a bolsa de estudos que vai permitir a realização do sonho de se tornar jornalista.

“Foi uma surpresa maravilhosa. Ainda mais para mim, que moro na zona rural e venho de família humilde, ganhar bolsa em uma das faculdades privadas que está entre as melhores do Leste e Nordeste de Minas. Foi um privilégio, e uma surpresa enorme”, afirma David.

Para o apoiador – e futuro colega de profissão – Carlos Albuquerque, Rômulo Coelho “tomou uma decisão maravilhosa” ao conceder a bolsa de estudos para David. O coordenador do curso de Jornalismo, professor Bob Villela, acredita que o novo aluno terá uma grande evolução ao longo dos próximos anos.

“O entusiasmo e a proatividade do David chegam em boa hora para o curso. Nosso curso é muito dinâmico, tem uma sintonia fina com o mercado. É um curso criativo e que propõe desafios para os alunos. É tudo que o David precisa para expandir a criatividade dele, expandir a emoção que ele tem em fazer Jornalismo e contar histórias. Para nós, é um orgulho recebê-lo. A gente tem certeza que ele vai crescer muito junto com a gente”, avaliou o professor.