
Dois professores da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) foram reconhecidos por suas contribuições expressivas à cultura local, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), promovida pela Prefeitura de Governador Valadares. Karla Nascimento de Almeida e Valdicélio Martins dos Santos, ambos docentes do curso de Pedagogia da UNIVALE, receberam o prêmio pelas suas trajetórias artísticas dedicadas à valorização das culturas locais e ao fortalecimento do fazer cultural no território.
Além das premiações individuais, o projeto de extensão Teatro Universitário UNIVALE também foi contemplado na mesma política, com a aprovação da proposta “Circulação do espetáculo Nosso Chão”. Com isso, o espetáculo seguirá em circulação em 2025, sendo apresentado gratuitamente em praças públicas e comunidades de quatro bairros de Governador Valadares. As apresentações contarão com acessibilidade em Libras e rodas de conversa após cada sessão, promovendo o acesso à arte e o diálogo com a população sobre memória, justiça social e pertencimento.

Tanto Karla quanto Valdicélio integram o Teatro Universitário da UNIVALE, além de atuarem no projeto de Arteterapia com idosos e no projeto de extensão Anjos da Alegria, que realiza intervenções artísticas em hospitais com a linguagem da palhaçaria. Como palhaços, eles dão vida às personagens Felizbina (Karla) e Furreca (Valdicélio), levando afeto, humor e escuta a crianças, idosos e profissionais da saúde.
Você pode se interessar por:
- Edital Nº 068/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Centro de Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia (CAIGE)
- Orquestra Filarmônica UNIVALE realiza concerto “Gerações” em celebração à música sertaneja e regional
- Alegria que transforma: artigo sobre Anjos da Alegria é publicado em revista científica
A professora Karla Nascimento, além de atriz e palhaça, é escritora de literatura infantojuvenil. Em 2024, lançou o livro “Quintais da Memória”, obra que resgata a potência do brincar ao ar livre, entrelaçando memória, afeto e ancestralidade. É também idealizadora do projeto Assalto Poético, que leva poesia para dentro da UNIVALE e para espaços públicos da cidade, promovendo o encontro entre palavra e sensibilidade.
Já o professor Valdicélio Martins é diretor e dramaturgo do espetáculo “Nosso Chão”, e atua há mais de duas décadas no fomento ao teatro em Governador Valadares. É responsável pela formação de dezenas de estudantes no campo da arte cênica universitária, com uma abordagem crítica que articula história, território e memória coletiva.
Fruto de pesquisa no mestrado da UNIVALE, espetáculo Nosso Chão vem recebendo prêmios e elogios
O espetáculo Nosso Chão nasceu em 2024, a partir de uma criação coletiva entre Valdicélio, a historiadora Patrícia Falco Genovez (pesquisadora do mestrado em Gestão Integrada do Território - GIT) e a professora Joana de Paula Ataíde. A peça é um manifesto poético e político sobre a história invisibilizada do Vale do Rio Doce, abordando temas como a luta pela terra, o apagamento dos povos originários e a destruição da Mata Atlântica e do Rio Doce. A dramaturgia foi inspirada em pesquisas do GIT e no livro “Nas terras do rio sem dono”, de Carlos Olavo da Cunha Pereira. A montagem foi amplamente elogiada e premiada no 8° Festival Comunitário de Teatro de Mariana (2024) e no 23° Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (2025).


Agora, com o projeto “Circulação do espetáculo Nosso Chão” aprovado, a peça será apresentada gratuitamente em praças públicas, bairros ribeirinhos, periferias e assentamentos rurais, com acessibilidade em Libras e rodas de conversa após cada sessão. A proposta é democratizar o acesso à arte e estimular reflexões sobre memória, justiça social e pertencimento.
A premiação celebra não apenas o talento dos professores e seus projetos, mas também o compromisso da UNIVALE com a arte, a cultura acessível e a formação cidadã. “Fazer arte é tocar o outro, é fazer memória viver. Ser reconhecida por isso me emociona e me fortalece”, afirma Karla. “Nosso Chão é mais que uma peça: é um convite à escuta, à crítica e à esperança”, completa Valdicélio.
A universidade parabeniza seus professores e reafirma sua missão de integrar ensino, pesquisa e extensão com compromisso ético e sensível às realidades do território.

