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Dúvidas Frequentes

Aqui você encontrará as dúvidas mais comuns.
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Bolsas e descontos
Matrícula
Outras informações
O resultado da prova online geralmente sai em até 2 dias úteis após realização da prova.
Para os alunos que ainda estão concluindo o ensino médio, o prazo de entrega do histórico é diferente, pois precisam concluir o ano primeiro. Você pode efetuar o pagamento da matrícula, enviar os demais documentos e ficar pendente apenas da declaração de conclusão e histórico.
A análise dos documentos demora de 20 a 30 dias.
A nota de corte depende do número de inscritos. Ela é a nota da última pessoa classificada dentro das vagas. No processo seletivo 2023/2 de Medicina, por exemplo, a última pessoa a ser chamada teve nota 642,28, e foi contemplada na terceira chamada.
É concedido para quem pagar o boleto até o dia 1º. Não incide no boleto de “matrícula de calouro”.
- Para cursos presenciais, o desconto é de 5%.
- Para cursos EAD, o desconto é de 2%.
Acesse nossa política de descontos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor Comercial pelo telefone ou whatsapp, no número 98880-2974.
Temos um Programa de Bolsa na UNIVALE, o BDI, que tem por finalidade assegurar aos alunos em situação de vulnerabilidade financeira, a formação educacional, profissional e cidadã. São selecionados os candidatos que preencherem as condições estabelecidas em editais específicos, participando do processo de seleção e comprovando documentalmente sua situação socioeconômica familiar. Para participar do processo de concessão de bolsas deste programa, o aluno deve aguardar a divulgação do edital no site da Universidade: univale.br.
Ser frequente, não ficar inadimplente em qualquer parcela da semestralidade escolar referente à parte devida (em caso de bolsas parciais), não ficar retido no semestre e obter aproveitamento acadêmico superior a 75% nas disciplinas.
(Informações válidas para a Bolsa de Demanda Institucional - BDI) Caso seja reprovado(a) em mais de 25% das disciplinas cursadas no período letivo por uma única vez, haverá continuidade da bolsa, mas o(a) aluno(a) receberá uma notificação para ser assinada e justificada, dando ciência de que, caso ocorram novas reprovações em mais de 25% da disciplinas nos próximos semestres, a bolsa será cancelada.
Para transferência do curso por alunos bolsistas do programa BDI, é necessário enviar um e-mail para o Setor de Bolsas e Financiamentos (bolsasefinanciamentos@univale.br) explicando o motivo pelo qual gostaria de transferir, para que o caso seja analisado.
O aluno veterano poderá usufruir dos descontos previstos na Portaria FPF 02/2012, que regulariza a concessão de desconto nos cursos de graduação ministrados na universidade, desde que se enquadre em algum dos critérios estabelecidos e faça a devida solicitação ao Setor de Bolsas e Financiamentos, incluindo o envio da documentação necessária.

O prazo máximo para renovação de matrícula é estabelecido no calendário acadêmico da instituição, publicado semestralmente no site da UNIVALE, na aba univale.br/central-de-arquivos e no Manual do Aluno. Os alunos devem estar atentos às datas divulgadas para evitar multas ou perda de vínculo com a instituição.

O aluno pode suspender temporariamente suas atividades acadêmicas sem perder o vínculo com a instituição por um semestre letivo. O trancamento pode ser requerido do 2º período até o penúltimo período do curso. Para solicitar o trancamento, o aluno pode fazê-lo através do portal ou enviando um e-mail para secretaria@univale.br dentro do prazo estabelecido pelo calendário acadêmico.

O aluno precisa solicitar à Secretaria Acadêmica a matrícula nas disciplinas em que possui dependência. A Secretaria encaminhará essa solicitação para a coordenação, que será responsável por elaborar um plano especial de matrícula.
O aluno precisa solicitar à Secretaria Acadêmica a matrícula nas disciplinas em que possui dependência. A Secretaria encaminhará essa solicitação para a coordenação, que será responsável por elaborar um plano especial de matrícula.
O interessado deverá requerer ao coordenador de curso, por meio de protocolo formal na Secretaria Acadêmica, pelo e-mail secretaria@univale.br, anexando o histórico e os planos de ensino de cada disciplina, autenticados pela IES de origem. Após análise pela coordenação, a Secretaria informa ao aluno quais disciplinas serão aproveitadas.

No Portal do Aluno, na aba “Secretaria”, ficam disponíveis as opções de declaração. Na aba “Relatórios”, fica disponível a Declaração de Matrícula sem custo. Qualquer Declaração com dizeres específicos deve ser solicitada no e-mail: secretaria@univale.br

A segunda chamada de avaliação deve ser requerida somente pelo Portal do Aluno, em até 2 dias úteis após aplicação da prova perdida. Sem o atestado que justifique a falta, o aluno deverá realizar o pagamento da taxa administrativa.
O requerimento de segunda chamada com apresentação de atestado médico ou atestado da empresa que comprove prorrogação de jornada de trabalho, deverá ser solicitado somente pelo Portal do Aluno, no prazo de 3 (três) dias úteis, sem obrigatoriedade de pagar taxa administrativa.
No Portal do Aluno fica disponível a grade curricular do curso e o plano de ensino das disciplinas.
Declaração de Matrícula e Frequência – disponível no Portal do Aluno, sem custo, a não ser que necessite de dizeres específicos.
O histórico escolar pode ser requerido no Portal do Aluno, na aba “Secretaria”, em “Requerimentos”.

Siga os passos indicados no tutorial: 

https://www.youtube.com/watch?v=HlcqmMBzEiI

O discente poderá fazer pedido de revisão do exame suplementar, devidamente fundamentada, devendo ser requerida na Secretaria Acadêmica por e-mail: secretaria@univale.br, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir da data da publicação do resultado final, e realizar o pagamento da taxa administrativa na tesouraria.

Para participar do ato formal da colação de grau (assinatura da Ata) o aluno deverá ter integralizado toda a carga horária do curso e estar devidamente aprovado em todas as disciplinas.

Para requerer o diploma o aluno deverá enviar um e-mail para secretaria@univale.br, informando o e-mail pessoal no qual deseja recebê-lo. Pela legislação vigente, os diplomas emitidos a partir de 2022 são somente em formato digital.

O calendário acadêmico é publicado no site da UNIVALE, na aba Central de Arquivos e também no Manual do Aluno. Além disso, os calendários podem ser consultados presencialmente na Secretaria Acadêmica. O calendário define datas importantes como matrícula, início e término de semestres, recessos, entre outros eventos acadêmicos.

O boleto não chega por e-mail, nem correio. Você deve retirá-lo todo mês no Portal do Aluno, na aba “Financeiro”, selecionando o mês desejado. 

Atenção: os alunos do Mestrado, exclusivamente, devem selecionar o semestre de entrada no programa, e não o semestre atual.

Para os cursos presenciais, todo dia 05.
Para os cursos EAD, todo dia 16.

Não, mas temos financiamentos em parcerias com algumas agências bancárias em Governador Valadares, como: Bradesco, SICOOB, UNICRED e Santander, para a oferta de crédito universitário. Para solicitar o financiamento, o estudante deve estar matriculado na universidade a partir do terceiro período do curso, e fazer contato com o banco de sua preferência

Os alunos que necessitam de atendimento especial ou apoio pedagógico encontram todo o suporte necessário no Espaço A3, nosso setor de apoio ao aluno. Conheça os programas e serviços oferecidos: https://univale.br/espacoa3/ 

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Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
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