e-book

Lançamento do e-book “Conversando com a cidade” promete engajamento comunitário e educacional

21 junho, 2024

O evento de lançamento do e-book é aberto a toda a comunidade, destaca-se como uma oportunidade única de engajamento e diálogo entre moradores, educadores e pesquisadores

Na próxima segunda-feira (dia 24), às 19h30, na Escola Estadual Carlos Luz, acontece o lançamento do e-book “Conversando com a Cidade - Cartografias na Comunidade do Morro do Carapina, Governador Valadares-MG: Territórios Vividos e Territórios Educativos”.

conversando com a cidade capa

A obra é o resultado de um extenso trabalho de pesquisa, que envolveu estudantes da Escola Estadual Carlos Luz, profissionais da instituição e pesquisadores da UNIVALE. “A pesquisa proporcionou uma rica troca de experiências e a criação de novas narrativas sobre o bairro”, comenta a coordenadora da pesquisa, a professora Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, que organizou a obra junto com Karla Nascimento de Almeida, Andrea Cecília Moreno e Eloisa Maria Ferreira de Almeida.

Segundo Maria Celeste, o projeto foi motivado pela convicção de que a cartografia pode ser uma poderosa ferramenta de construção de elos entre a escola e a comunidade, e entre a escola e a cidade como um todo. “Nossa intenção foi mapear diferentes aspectos do bairro, como arte e cultura, acessibilidade, ambiente, escola, espaços educativos, história, tecnologias digitais e saúde. Acreditamos que este trabalho contribui significativamente para a formação de um movimento dialógico, onde todos os envolvidos podem aprender e crescer juntos”, explica a professora.

A pesquisa, intitulada “Conversando com a Cidade: Cartografia de Territórios Educativos em Bairros de Governador Valadares”, foi realizada com o apoio da Fapemig e da FPF/UNIVALE, e faz parte das atividades do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd), laboratório do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE.

Serviço:

Evento: Lançamento do e-book “Conversando com a Cidade - Cartografias na Comunidade do Morro do Carapina, Governador Valadares-MG: Territórios Vividos e Territórios Educativos”
Data: 24/6/2024 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Escola Estadual Carlos Luz, Rua Ipiranga, 374, Bairro Nossa Senhora das Graças
Entrada: Aberta a toda a comunidade

Assessoria de Comunicação- UNIVALE