EGRESSO DA UNIVALE

Egresso da UNIVALE ganha prêmio de literatura com livro utilizado em hospitais e escolas

09 outubro, 2023

"Por que o cabelo da princesa saiu para passear?" encanta leitores de todas as idades e promove inclusão e autoestima

O talento e a criatividade dos egressos da UNIVALE continuam a se destacar. Desta vez, é o escritor e designer gráfico Rodrigo Cristiano Alves que conquistou um prêmio de literatura com seu livro "Por que o cabelo da princesa saiu para passear?". A obra, que tem sido utilizada em hospitais e escolas, encanta leitores de todas as idades e promove valores como inclusão e autoestima.

EGRESSO DA UNIVALE

O livro conta a história da princesa Lara que, um dia, ficou muito doente. Os médicos logo avisaram que ela iria passar por um longo tratamento e o cabelo iria passear. A menina, que era conhecida no reino por sua alegria, ficou triste e todos se uniram para ajudar. Numa manhã, a princesa acordou com o quarto cheio de presentes, eram chapéus coloridos, lenços, perucas e turbantes. Lara teve a ideia de organizar um desfile com os presentes recebidos. A iniciativa deu certo e ela pode ajudar outras pessoas a passarem pela doença.

Com uma linguagem leve e ilustrações encantadoras, a obra tem conquistado crianças e adultos, tornando-se uma ferramenta valiosa para educadores e profissionais da saúde. Além de entreter, o livro tem sido utilizado em hospitais, para auxiliar no processo de recuperação emocional de crianças em tratamento. A história sensibiliza e inspira, contribuindo para o fortalecimento da autoestima e a promoção do bem-estar.

Conforme o autor, a ideia de escrever o livro partiu de uma experiência com a sua família. “Em 2016, minha filha tinha sete anos quando assistiu a uma reportagem sobre a ala oncológica infantil do Hospital Márcio Cunha (Ipatinga-MG) e perguntou por que as crianças eram carecas. Então, para explicar melhor sobre a doença com uma linguagem lúdica e leve, resolvi escrevê-lo”, conta.

O sucesso da obra evidencia a importância da literatura como ferramenta de transformação social. É um exemplo inspirador de como a arte pode ser utilizada para disseminar valores fundamentais e promover mudanças positivas na sociedade. “É gratificante ver como o livro tem impactado a vida das pessoas, especialmente das crianças. Espero que ele possa continuar levando mensagens positivas e ajudando a promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora”, destacou o autor.

O reconhecimento do trabalho de Rodrigo Cristiano Alves veio por meio da utilização da obra em ações desenvolvidas dentro de hospitais e também em escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe e Amazonas, além da Prefeitura de Belo Horizonte. O livro também foi selecionado para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023.

Sobre a premiação do livro publicado pelo egresso da UNIVALE

Pensando em divulgar novos escritores, a ZL Books criou o Prêmio Literatura Clarice Lispector para autores de todos os países de Língua Portuguesa. O prêmio foi idealizado pela escritora e jornalista Jô Ramos, em parceria com a Editora ZL Books, e procura incentivar as produções literárias dos autores que não possuem apoio institucional e governamental no seu país de origem.

WhatsApp Image 2023 10 04 at 16.00.32 1

Criado no ano de 2016, o Prêmio Literatura Clarice Lispector promove e valoriza o autor que publica suas obras individualmente, ou por meio de pequenas e médias editoras.  A premiação contempla diversas categorias e a seleção é feita por uma comissão indicada pelos organizadores.

Rodrigo foi indicado na categoria “Melhor Livro Infantil”, e deve receber o prêmio em fevereiro do próximo ano. “Receber um prêmio como este é gratificante, principalmente por ser um livro de estreia, em um mercado editorial onde existem milhares de livros. E o meu foi escolhido, talvez pela relevância do tema. Meu livro está sendo útil em escolas, hospitais e nas famílias, isso já é um grande prêmio para mim”, afirmou o autor.

Autor e a UNIVALE

Egresso do curso de Design Gráfico da UNIVALE, Rodrigo concluiu a graduação em 2004. Em 2011, voltou à instituição de ensino para cursar o mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), encerrando a pós-graduação stricto sensu em 2013.

WhatsApp Image 2023 10 06 at 12.54.34 1

Seis anos mais tarde, o egresso recebeu uma homenagem pelo projeto do livro “Por que o cabelo da princesa saiu para passear?”, oferecida pelos estudantes do curso de Pedagogia da UNIVALE.

Rodrigo também atuou como professor no curso de Design Gráfico com as disciplinas de Identidade Visual e Composição, além de orientar projetos integradores. “Tenho um grande carinho pela UNIVALE. Sou da primeira turma do curso de Design Gráfico e depois voltei para fazer o mestrado, onde conheci excelentes professores que contribuíram para minha formação acadêmica e minha escrita. A visão sistêmica voltada para a saúde, que trago nesse livro, foi graças ao mestrado”, concluiu o autor.