Arquiteto Isaque Ferreira, de Itaipé e egresso da UNIVALE, em seu escritório

Formado pela UNIVALE, arquiteto regressa a Itaipé para retribuir cidade natal com conhecimento

14 junho, 2023

Bolsista de iniciação científica quando aluno, Isaque Ferreira sempre desejou trabalhar em projetos para Itaipé, no Vale do Mucuri

Para muitos jovens que saem de municípios de pequeno porte para ingressar em um curso superior, a ambição, ao se formar, é a de se estabelecer em algum grande centro urbano. Mas a história de Isaque Ferreira é diferente: ao concluir a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNIVALE, em 2018, ele decidiu regressar à cidade natal, Itaipé, no Vale do Mucuri, com pouco mais de 12 mil habitantes. “Desde minha trajetória acadêmica eu ansiava em retribuir, para a cidade, alguma coisa do que eu tinha aprendido”, afirma o arquiteto.

Já decidido a estudar Arquitetura, o primeiro desafio de Isaque era a ausência do curso em Teófilo Otoni, a cidade pólo mais próxima a Itaipé. “Era um sonho que eu tinha e foi quando eu conheci a UNIVALE. Eu me formei no segundo semestre de 2018 e sempre tive aquela perspectiva de retornar para a minha cidade natal, para ficar próximo da minha família e também para agregar algo do meu conhecimento nesta cidade. Queria retribuir à cidade onde fui criado tudo aquilo que aprendi ao longo do meu curso”, relata.

Depois de abrir o próprio escritório, em 2020, Isaque começou a desenvolver principalmente projetos residenciais, mas também comerciais e, mais recentemente, realizou o antigo desejo de participar de uma obra pública, com a revitalização da Câmara Municipal de Itaipé. A vontade de contribuir com a cidade de origem já havia se manifestado com o Trabalho de Conclusão de Curso, quando Isaque elaborou um projeto para reforma do Mercado Municipal.

Trajetória acadêmica

A trajetória de Isaque na universidade foi marcada ainda com uma Bolsa de Iniciação Científica. O arquiteto avalia que a experiência foi importante para desenvolver a escrita e a percepção acadêmica, e fala com muito carinho do período em que foi aluno da UNIVALE.

“É uma trajetória em que estou vindo de degrau a degrau, produzindo bastante e conquistando reconhecimento pela população. Foi muito boa a experiência que tive na UNIVALE, recomendo demais a universidade, que capacita muito o estudante universitário para o mercado de trabalho, com um excelente corpo docente. É uma experiência muito interessante e enriquecedora ter sido aluno, foi muito gratificante para mim”, disse Isaque.

Na Iniciação Científica, ele foi orientado pela professora Eunice Nonato, que também traz boas recordações de quando o arquiteto ainda estava na graduação. “Ele foi um bolsista brilhante, com projeto de pesquisa no Sistema Socioeducativo. Ele desenvolveu uma proposta de aproveitamento da luz natural no espaço de privação de liberdade. Temos até um artigo publicado a respeito disso. E, agora que voltou para Itaipé, está fazendo trabalhos belíssimos”, declarou Eunice.