Em parceria com a prefeitura, Univale lança cartilha de educação patrimonial

24 setembro, 2021

Material foi produzido pelas professoras Patrícia Genovez e Terezinha Vilarino, com alunos dos cursos de Arquitetura, Design e Pedagogia

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, aconteceu o lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial, como encerramento das ações da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural do Departamento Municipal de Patrimônio Histórico de Governador Valadares. O material faz parte do projeto educacional do município, e irá atender escolas das redes municipal, estadual e privada na cidade. O evento aconteceu às 10h, na Biblioteca Pública Municipal.

O instrumento foi desenvolvido por alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Pedagogia da Univale, sob orientação das professoras Patrícia Falco Genovez e Terezinha Bretas Vilarino, como parte de um projeto de pesquisa. Além disso, foram criados também um livro com a história de Xonin e um material didático para os professores. A cartilha foi apresentada pela professora Ilara Rebeca Duran de Melo, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univale, ao Conselho Deliberativo do Patrimônio, e a utilização foi autorizada na rede municipal.

“A cartilha é um dos resultados de um projeto de pesquisa. O projeto Formação Histórica das Comunidades Rurais de Xonin, financiado pela Fapemig, trouxe informações importantes sobre tais comunidades e um dos pontos mais presentes nas falas dos participantes foi a necessidade de conhecer mais sobre a própria história e a certeza de preservar a memória do Distrito. Pensando nesse ponto, estabeleceu-se uma parceria efetiva entre a Univale e a Prefeitura, no sentido de somarem esforços para educação patrimonial municipal e resguardo da memória local”, explica a professora Patrícia.

A iniciativa é uma parceria da Univale com a prefeitura de Governador Valadares, e é mais um projeto desenvolvido pelo Grupo Intensivo: Educação Patrimonial em Prática do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural. O lançamento da cartilha encerra a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural da cidade, que começou no dia 17 de agosto com a apresentação do documentário “Patrimônio Cultural além do construído”, também produzido em parceria com a Univale.

Os materiais estão disponíveis gratuitamente nos links abaixo:

Formação Histórica das Comunidades Rurais de Xonin de Cima

História e Cultura na Região de Governador Valadares