Após três noites muito movimentadas na Arena Praia GV, terminou mais uma edição bem-sucedida do Pint of Science em Governador Valadares. O maior festival internacional de divulgação científica além dos muros das universidades teve seu encerramento na quarta-feira (21), discutindo dois temas: dilemas éticos no uso da inteligência artificial, e mitos e fake news relacionados à produção de alimentos. Foi a sétima edição do Pint of Science em Valadares, sempre com organização da UNIVALE.
A primeira conversa da noite teve o tema “O julgamento da Inteligência Artificial: os sete pecados capitais digitais no banco dos réus”. Em formato de júri simulado, a inteligência artificial foi confrontada com acusações baseadas nos sete pecados capitais, adaptados ao universo tecnológico, estimulando uma reflexão crítica sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade, no Direito e na condição humana.

“Sabemos que a inteligência artificial é o assunto hoje em pauta. Essas questões de bebê reborn e robôs nós discutimos de forma criativa no Pint of Science, esse evento que é muito importante. O Direito está em tudo, e também está na inteligência artificial”, afirmou o coordenador do curso de Direito, professor André Rodrigues Santos.
Você pode se interessar por:
- Oficina de escrita científica orienta produção de resumos para o 23º Simpósio de Pesquisa da UNIVALE
- Expoleste 2025: UNIVALE celebra 50 anos do curso de Odontologia, em parceria com a ABO
- Conversas sobre memes no trabalho e o papel do contador no Sítio do Pica-Pau Amarelo marcam mais uma noite de Pint of Science
A última palestra do Pint of Science 2025 em Governador Valadares foi intitulada “Verdade do campo, mitos da web: o que (não) te contam sobre os alimentos que você consome”. Professora do curso de Agronomia, Janaína Gonçalves Gomes considera o festival uma excelente oportunidade para ampliar os espaços de diálogo entre ciência e sociedade.

“Falar sobre produção vegetal, produção animal e alimentação, desmistificando fake news e trazendo informação de qualidade com base científica, é algo em que nós, da Agronomia, acreditamos muito. Levar esse tipo de conteúdo para fora da sala de aula é essencial, especialmente em um momento em que a desinformação circula com tanta facilidade. Eventos como esse são fundamentais para tornar o conhecimento mais acessível, promover o pensamento crítico e fortalecer a confiança nas instituições acadêmicas. Acredito que conseguimos provocar reflexões valiosas sobre como a informação de qualidade pode transformar hábitos e percepções”, avaliou a docente.
Veja mais fotos do encerramento do Pint of Science 2025 em Valadares:











