docente e discentes do GIT participam de Encontro Internacional

Encontro Internacional sobre Culturas conta com alunos do Mestrado GIT UNIVALE

06 novembro, 2023

A participação do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) no encontro levou a temática da luta pela terra

Por Natalia Lima Amaral

Durante a segunda semana de novembro está acontecendo o 9º Encontro Internacional sobre Culturas, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Realizado pela Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult), o evento reúne diversas instituições de língua portuguesa, e a UNIVALE está marcando presença com a participação de discentes e docentes do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).

Os estudantes tiveram seus resumos aprovados na modalidade virtual e as apresentações acontecerão no dia 9/11 (quinta-feira), pela plataforma Zoom.

A participação dos pesquisadores do GIT

docente e discentes do GIT participam de Encontro Internacional
Da esquerda para a direita: Mayle Martins, Patrícia Genovez, Joana Ataíde, Maria Terezinha e Girley Krenak, do Mestrado GIT
professora patrícia genovez fala sobre encontro internacional sobre culturas
Professora Patrícia Genovez

O GIT está sendo representado no Encontro Internacional pelos pesquisadores Joana Ataíde, Girley Krenak e Mayke Martins. Vinculados ao Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), os discentes do programa submeteram um resumo sobre o tema do pré-projeto de pesquisa. Joana submeteu o seu projeto “Cultura, cotidiano, violência e injustiça ‘Nas terras do rio sem dono’” no GT4: Culturas e Modos de Vida. Já Girley, com a pesquisa “Territórios etnoculturais”, e Mayke, com a temática das festas populares rurais do Vale do Rio Doce, estão participando do GT5: Culturas, Artes e Saberes Populares.

A docente interna do OBIT, Patrícia Falco Genovez, acredita que é de extrema importância a participação dos pesquisadores no Encontro Internacional. “Este é um evento que possibilita a oportunidade de enriquecer a formação dos mestrandos, considerando o contato com outros pesquisadores nacionais e internacionais. A troca de ideias e do conhecimento entre autores, obras e metodologias variadas ampliam os horizontes acadêmicos, além de ajudar na divulgação de objetos de estudo pertinentes à realidade local e regional”, comenta.

Nas terras do rio sem dono

professoras patrícia, joana e maria terezinha, aprovadas no encontro internacional sobre culturas
Professoras Patrícia Genovez, Joana Paula e Maria Terezinha

A pesquisadora do GIT, Joana Paula Ataíde, é graduada em Letras - Português (UFLA) e conta que o principal objetivo do seu projeto é tratar sobre cultura, cotidiano, violência e justiça, contextualizadas pelas questões da luta pela terra no Vale do Rio Doce por meio da obra “Nas Terras do Rio sem Dono”, do autor Carlos Olavo da Cunha Pereira. “Hoje vejo que a importância desse tema está em tratar os elementos da nossa história. Muitas vezes, nascemos e conhecemos o Vale do Rio Doce, mas não reconhecemos de fato a nossa história. Falar do histórico, das memórias e dessa luta é também valorizar aqueles que conseguiram despertar a semente que faz com que esses assuntos não fiquem engavetados”, explica.

Joana conta que a importância de participar desse Encontro Internacional está em levar a temática da luta pela terra, principalmente no Vale do Rio Doce, para um congresso desta abrangência. “Trazer essa literatura, com um viés mais argumentativo e contextual, tem um significado importantíssimo para mim. Quando estamos em um evento como o 9º Encontro Internacional sobre Culturas, conseguimos elevar o Vale do Rio Doce e os seus personagens. É levar em conta a nossa história e ecoar não só a literatura, mas todos os elementos que envolvem a luta pela terra”, explica.

Saiba mais sobre o 9º Encontro Internacional sobre Culturas

Com o objetivo principal de discutir a construção e consolidação de práticas democráticas por meio do papel desempenhado pelas culturas, a Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult) e a Pró-Reitoria de Cultura da UFMG estão realizando o IX Congresso Internacional sobre Culturas, entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023. O evento é feito em modelo híbrido, com apresentações em Grupos de Trabalho (GTs) e transmissão de diversas atividades pelo YouTube.

A temática “Culturas: diálogos por uma democracia plural” reúne pesquisadores do patrimônio, filosofia, ciências sociais e outras diversas áreas do conhecimento, além de contar com participantes de outros países da América Latina. Os trabalhos submetidos na modalidade virtual serão apresentados dia 9/11, na plataforma Zoom.