PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Captura de tela de matéria da Univale TV sobre as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Enfermagem

Curso de Enfermagem debate novas Diretrizes Curriculares Nacionais para formação

30 outubro, 2026

Corpo docente do curso de Enfermagem realizou reuniões para a implementação das novas DCNs

O curso de Enfermagem da UNIVALE realizou uma reunião para alinhamento da proposta pedagógica em conformidade com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com orientações para a formação de profissionais da área, publicadas em maio deste ano. O coordenador do curso, professor Micael Alves, destacou a importância das mudanças e da participação do corpo docente nas reuniões de alinhamento para atualizações, inclusive em projetos de extensão.

“As DCNs vêm justamente para atualizar a formação em Enfermagem, sintonizando o curso com os problemas que afetam a saúde da nossa sociedade. Tivemos uma série de mudanças, com inserção de novas áreas de conhecimento que passam a compor a formação, aumento na carga horária de estágio curricular e obrigatoriedade da extensão compor no mínimo 10% do currículo do curso. É uma série de desdobramentos, que todos os cursos de Enfermagem vão precisar, até junho de 2028, produzir um novo projeto político pedagógico e uma nova matriz curricular”, afirmou o coordenador.

Captura de tela de matéria da Univale TV sobre as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Enfermagem

O professor Micael destacou a importância de o corpo docente participar da implementação das novas DCNs. “O curso de Enfermagem da UNIVALE abraçou essa proposta, neste semestre estamos com um grupo nas reuniões de estudo e planejamento da nova matriz. Os professores estão reservando um momento para realizar encontros mensais e repensar todo o curso, das aulas práticas e teóricas, atividades no campo, estágios e extensão. E a extensão é o objeto desse nosso segundo encontro”, salientou o docente.

A professora Sheila Furbino avaliou de forma positiva a influência das novas DCNs para estudantes do curso. “Há 25 anos o curso de Enfermagem trabalhava com uma DCN, e atualizar essa DCN nos traz novas tecnologias, inovações e possibilidades inclusive para ampliar o acesso dos profissionais de Enfermagem no mundo do trabalho. O curso ser presencial é uma grande melhoria para a profissão de Enfermagem, estamos buscando a formação de um enfermeiro generalista e reflexivo, dentro de um mundo do trabalho diferente da atualidade que estamos vivenciando”, destacou Sheila.

Para a pedagoga Daniela Prado, o trabalho de assessoria é fundamental para o planejamento do curso. “Enquanto pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica, meu trabalho é acompanhar o curso, prestar assessoria e contribuir para o planejamento e organização, para pensar essa formação da melhor forma possível, juntamente com o coordenador. Esse trabalho é pensar com o coordenador como vamos trazer essas novas resoluções e diretrizes, e quais pontos são fundamentais para dar um foco maior”, comentou.

Veja matéria da UNIVALE TV sobre as discussões a respeito das novas DCNs:

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Logo Selo ODS Educação - Ciclo 2025Selo Rede ODS Brasilselo UNESCO MOST BRIDGESSelo Brave, concedido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai),selo de responsabilidade social das IES 2025 - 2026
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2026 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5500 / (33) 3279-5200 | CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down