Professor Thiago Martins Santos, participando do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec)

Professor da UNIVALE participa de Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

06 outubro, 2023

Trabalhos apresentados por Thiago Martins Santos no Enpec foram desenvolvidos a partir de atividades e pesquisas com estudantes de Pedagogia na universidade

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (Enpec) é um evento bianual que congrega pesquisadores e professores da área de Educação em Ciências que atuam na educação básica e no ensino superior, principalmente por meio das licenciaturas e dos programas de pós-graduação em educação e em ensino. O professor da UNIVALE, Thiago Martins Santos, participou da edição deste ano, onde apresentou dois trabalhos, entre eles o capítulo de um livro. O Enpec é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec) e, em sua 14ª edição, foi realizado pela Universidade Estadual de Goiânia, em Caldas Novas-GO, entre os dias 2 e 6 deste mês.

“O Enpec é o maior e o principal evento da área de Educação em Ciências. Participar dele está sendo uma rica oportunidade para socializar conhecimentos e ampliar relações com estudiosos desse campo. Nossos dois trabalhos registram nosso esforço na pesquisa e na formação dos pedagogos na UNIVALE. Por meio deles, estamos evidenciando a potencialidade pedagógica do desastre da Samarco na formação de profissionais autônomos e críticos, a partir da questão controversa da qualidade da água do rio Doce”, comentou o professor, ainda durante o evento.

No livro “Aprender Ciência por meio de estudos de caso: algumas experiências”, Thiago foi um dos autores do capítulo “A água do rio Doce como caso investigativo em aulas de Ciências de um curso de Pedagogia”, que explora o rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, e as consequências desse desastre no rio Doce, com ênfase na qualidade da água utilizada para o abastecimento em Governador Valadares.

O capítulo foi escrito em coautoria com a professora Ana Luiza de Quadros (da UFMG e organizadora do livro, publicado em 2021) e envolveu a participação das estudantes da disciplina “Fundamentos e Metodologias de Ciências” do curso de Pedagogia da UNIVALE, em 2019. “Como resultado, identificamos a empatia das então licenciandas com o personagem do estudo de caso, que estava inseguro em relação à água que é disponibilizada à população que reside na cidade de Governador Valadares”, acrescentou Thiago. O livro, que teve o lançamento durante o Enpec na segunda-feira (2), pode ser adquirido clicando neste link.

Na quinta-feira (5), o professor da UNIVALE ainda fez no Enpec a apresentação oral do trabalho “A qualidade da água do rio Doce como questão sociocientífica na formação de pedagogos”, fruto de uma atividade desenvolvida com as turmas de 1º e 2º períodos de Pedagogia, em 2022.

“Neste trabalho discutimos uma atividade de júri simulado, que tratou de uma situação controversa sobre a qualidade da água do rio Doce, após o desastre socioambiental da Samarco. Analisamos o envolvimento dos licenciandos com a questão sociocientífica, os argumentos produzidos por eles e como esses argumentos influenciaram a decisão do júri. A partir dos resultados, entendemos ser importante envolver futuros pedagogos nesse tipo de atividade, para aumentar a consciência em relação ao tipo de argumento construído e à importância de ancorar esses argumentos em evidências científicas”, relatou o professor.