Reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha; diretora de Educação a Distância, Cristiane Mendes Netto; e assessora Administrativa e Pedagógica da Diretoria de Educação a Distância, Mirele Coura, participando do 28º Congresso Internacional de Educação a Distância, que teve o ensino híbrido como tema

UNIVALE participa de discussões sobre ensino híbrido no 28º Congresso Internacional de EaD

18 outubro, 2023

Entidade organizadora avalia que a pandemia, ao provocar um extenso período de priorização do distanciamento físico, aumentou a importância, abrangência e diversidade do ensino híbrido

O 28º Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciaed), realizado no Rio de Janeiro entre domingo e quarta-feira (dos dias 15 a 18) com o tema “Educação Híbrida e Hibridização da Educação”, teve a participação da UNIVALE, com as presenças da reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha; da diretora de Educação a Distância, Cristiane Mendes Netto; e da assessora Administrativa e Pedagógica da Diretoria de Educação a Distância, Mirele Coura. O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed).

Esta edição do Ciaed é a primeira após o encerramento do estado de emergência sanitária provocado pela Covid-19. Para a Abed, a pandemia, ao provocar um extenso período de priorização do distanciamento físico, aumentou a importância, abrangência e diversidade do ensino híbrido.

“Surgiram muitas novas demandas e possibilidades. O mundo do trabalho descobriu, e abraçou, os benefícios de mesclar, quando possível, o físico com o virtual. A sociedade em geral perdeu o preconceito com o teletrabalho, com a telessaúde e até com o telenamoro. As ‘lives’ foram incorporadas em praticamente todos os segmentos e atividades sociais”, destacou o coordenador do Conselho Científico da Abed, Romero Tori, em texto publicado sobre ensino híbrido na página do 28º Ciaed.

A reitora da UNIVALE avalia que a participação de professoras da universidade no evento permite à instituição se inteirar das novidades no mercado da Educação a Distância (EaD). “A gente tem visto a questão do ensino híbrido e as várias metodologias utilizadas, tudo o que está sendo discutido, com vários dados e pesquisas na área do ensino híbrido. É importante o quanto a tecnologia tem trazido leveza, novidade e dinamismo inclusive para os cursos presenciais. São muitas tecnologias e muitas plataformas que têm feito um diferencial em cursos presenciais também”, comentou Lissandra.

A diretora de Educação a Distância da UNIVALE, professora Cristiane Mendes Netto, ainda participou como coordenadora da sessão temática sobre Fundamentos e Epistemologia, com apresentações de trabalhos científicos.

“A oportunidade de participar no Congresso Internacional da Abed de Educação a Distância foi importante para acompanharmos as discussões e pesquisas que estão sendo realizadas sobre a EaD. Além disso, durante o evento foram apresentadas várias plataformas e tecnologias educacionais que podem contribuir com o processo ensino-aprendizagem e nos ajudar a aproveitarmos melhor o tempo e o espaço, em momentos síncronos ou assíncronos de estudos. As discussões demonstram o quanto podemos combinar as vantagens de momentos presenciais e a distância para uma educação mais personalizada e flexível”, avaliou Cristiane.

Reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha; diretora de Educação a Distância, Cristiane Mendes Netto; e assessora Administrativa e Pedagógica da Diretoria de Educação a Distância, Mirele Coura, participando do 28º Congresso Internacional de Educação a Distância, em foto com Karina Nones Tomelin, autora do livro "Layouts criativos para aulas inovadoras"
Reitora e professoras da UNIVALE com Karina Nones Tomelin, autora do livro “Layouts criativos para aulas inovadoras