Alunas das escolas Quintino Bocaiúva e Abílio Rodrigues Patto participam de pesquisa que estimula o pensamento crítico e incentiva a participação de meninas na produção de conhecimento
Nos dias 26 e 27 de agosto o professor Mauro Augusto dos Santos, acompanhado das professoras Maria Celeste Reis Fernandes de Souza e Cristiane Mendes Neto, e da bolsista de iniciação científica (CNPq), Márcia Coelho, do curso de Sistemas de Informação, realizaram uma conversa com alunas dos 8º e 9º anos em duas instituições da rede estadual de educação em Governador Valadares, as escolas Abílio Rodrigues Patto e Quintino Bocaiúva.
Os encontros são parte das atividades do projeto de pesquisa “Meninas da educação básica, graduandas e professoras nas áreas de ciências exatas apropriando-se de estratégias de pesquisa de opinião e constituindo-se como produtoras de conhecimento sobre as relações entre gênero, raça e matemática", projeto em rede regional e que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério das Mulheres.
Nas duas escolas os encontros foram organizados por bolsistas de apoio técnico do CNPq e docentes que acompanham as atividades de pesquisa em cada uma das escolas, as professoras Eliane Honorato e Márcia Menezes. A pesquisadora, docente do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) e coordenadora da pesquisa, Maria Celeste, destaca a importância do encontro para a formação das meninas e da equipe de pesquisa.
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O tema das conversas nas duas escolas foi a discussão sobre pesquisa de opinião. Márcia Coelho salienta que essa metodologia será utilizada pelas alunas durante o desenvolvimento da pesquisa, levantando e analisando dados. Durante os encontros, as alunas do 8º e 9º ano do ensino fundamental levantaram questionamentos relevantes, desde a escolha do tema, a seleção de amostra e as estratégias necessárias para a realização das pesquisas, bem como a divulgação de resultados. A iniciativa busca aproximar as alunas do universo científico, estimulando o pensamento crítico e incentivando a participação das meninas na produção de conhecimento.
