Estudantes de Enfermagem iniciam projeto de promoção da saúde na Escola Estadual Israel Pinheiro

03 outubro, 2023

Diagnóstico realizado com estudantes do ensino médio fundamentam propostas de atividades educativas para o semestre

Estudantes do 5º período do curso de Enfermagem da UNIVALE deram início a um projeto de promoção à saúde na Escola Estadual Israel Pinheiro, localizada no bairro de Lourdes. A iniciativa faz parte das disciplinas Integração Educação em Saúde I e Metodologia do Ensino, ministradas pelos professores Micael Alves e Flávia Rodrigues, respectivamente.

estudantes iniciam projeto

Durante o encontro, os estudantes realizaram um diagnóstico com os jovens dos três anos do ensino médio, a fim de identificar quais assuntos e temas relacionados à saúde despertavam maior interesse entre eles. “É uma atividade modular, que busca aplicar os conhecimentos discutidos em sala de aula com os nossos estudantes às vivências dos estudantes da escola escolhida para a ação, pautadas sempre em assuntos de interesse manifestados por eles”, afirmou a professora Flávia Rodrigues.

Para coletar essas informações, foi aplicado um formulário utilizando a plataforma Google. As respostas foram registradas e agora serão analisadas pelos alunos do curso de Enfermagem. Com base nesses dados, eles irão elaborar propostas de atividades educativas em saúde, que serão realizadas ao longo do semestre letivo. “A gente conseguiu levantar dados importantes para prosseguir com o projeto. Vamos utilizar metodologias ativas, algo mais lúdico. Tratando sempre as pessoas com integridade, de uma forma mais humanista e buscando entender as capacidades de cada um”, disse o estudante Diogo Marçal.

Além disso, as atividades também visam estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio de dinâmicas e outras estratégias educativas. “A ideia é fazer mais umas três ou quatro intervenções na escola, cada dia numa turma diferente do ensino médio, para que os alunos do curso de Enfermagem possam ampliar a visão e entender melhor a realidade. Isso é importante para a formação do enfermeiro”, destaca o professor Micael Alves.

estudantes iniciam projeto

A vice-diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, Rachel Martins Filgueiras, expressou entusiasmo com a parceria e ressaltou a relevância desse projeto para a unidade de ensino. “Foram desenvolvidas atividades educativas e de promoção à saúde para nossos alunos, com temas escolhidos por eles. O atendimento foi acolhedor e de muita empatia. Todos nós gostamos muito”, afirmou a vice-diretora.

Com o projeto em andamento, os alunos do curso de Enfermagem estão ansiosos para colocar em prática as propostas de atividades educativas e impactar positivamente a saúde dos jovens da Escola Estadual Israel Pinheiro. A expectativa é que essa iniciativa seja apenas o começo de futuras parcerias entre a UNIVALE e a comunidade local, promovendo um ambiente mais saudável e consciente.