Estudantes de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Univale apresentam trabalhos em seminário internacional

07 abril, 2021
estudantes de jornalismo e pp em congresso
Apresentação de Tatiane Peixoto (canto superior direito) e prof. Rafael Fialho (canto superior esquerdo) no GT 6. Reprodução

Estudantes e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Univale marcaram presença no 14º Seminário Internacional de Mídia, Cultura, Cidadania e Informação (14º Semic). O Semic é um dos mais tradicionais eventos científicos da área de Comunicação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Neste ano, o tema da edição foi “Comportamento Informacional e a Produção Social de Sentidos”.

A Univale esteve presente com três artigos apresentados em dois grupos de trabalho. No GT 3 - Estudos de Televisão, Streaming e Ficção Seriada, foram apresentados os textos Representação das mulheres artesãs do Vale do Jequitinhonha no documentário canadense “Brésil - Minas Gerais”, da autoria de Bruna Souza Silva, e Série “Sob Pressão”: a realidade inserida na ficção, da autora Vivian Kellen Soares Souza Dias. Ambas são egressas do curso de Jornalismo e os conteúdos por elas apresentados são fragmentos de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), orientados pelo prof. Franco Dani, que assina os artigos do GT 3 em coautoria.

No GT 6 - Corpo, Gênero e Subjetividade, foi a vez dos alunos de Publicidade – Fernanda Silva, Jeane Assis, José Roberto Costa, Tatiane Peixoto e Winnye Silva – participarem com o artigo A representação da mulher negra brasileira no clipe Dona de Mim, orientado pelo prof. Rafael Fialho, coautor no artigo. Todos os textos são resultados dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), atividade curricular que proporciona a prática da pesquisa na graduação. A versão final dos trabalhos será publicada nos anais do evento e, posteriormente, num E-book.

estudantes de jornalismo e pp em congresso 2
Bruna Souza (canto inferior esquerdo) e prof. Franco Dani apresentam no GT 3. Reprodução

A participação no Congresso reforça a iniciativa dos cursos de Comunicação da Univale de promover o incentivo à iniciação científica e à produção acadêmica dos estudantes. Neste semestre também foram retomadas as atividades do Grupo de Estudos em Comunicação, que se reúne quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h45, pelo Google Meet. Todos os alunos e egressos da Univale são bem vindos. Para participar, basta enviar e-mail para o coordenador do grupo, prof. Rafael Fialho: rafael.fialho@univale.br.

Segundo o coordenador dos cursos, prof. Manoel Espindola, “A participação dos estudantes em eventos científicos desse porte é reflexo de uma formação que busca equilibrar teoria e prática, com o objetivo de fornecer uma formação que extrapole a técnica e busque um conhecimento de excelência”.

Texto: prof. Rafael Barbosa Fialho Martins