Evento na Praça de Esportes com programas da Univale voltados à pessoa idosa

UNIVALE participa de ato com orientações e serviços a pessoas idosas

13 novembro, 2023

Programas de extensão da universidade voltados à pessoa idosa marcaram presença no evento, com dez cursos

A Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso (CAAI), órgão ligado à Prefeitura de Governador Valadares, realizou na manhã de sexta-feira (10) um ato na Praça de Esportes, com orientações e serviços voltados à população valadarense com idade acima de 60 anos. E a UNIVALE participou, com seus dois programas de extensão voltados à pessoa idosa: o Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) e o UNIVALE na Praça, voltado a prevenção de quedas de pessoas idosas que praticam atividades físicas na Praça de Esportes.

Os dois programas de extensão que trabalham com a pessoa idosa são coordenados pela professora Geane Alves Dutra, do curso de Fisioterapia. Ela destaca o trabalho multidisciplinar da equipe e relata que, no ato de sexta-feira, estavam presentes professores e alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Agronomia, Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia e Psicologia.

Evento na Praça de Esportes com programas da Univale voltados à pessoa idosa

“Mais uma vez estamos aqui, de forma multiprofissional e com abordagens multidimensionais, que vão ao encontro dos desafios e necessidades ligados ao envelhecimento bem-sucedido, à promoção da saúde, com segurança e independência para as pessoas idosas da nossa cidade”, destacou Geane.

A dona de casa Tereza Batista Cordeiro, de 75 anos, faz aulas de hidroginástica e estética no Centro Esportivo da UNIVALE (CEU), e estava empolgada com os serviços oferecidos. “Este é o primeiro evento deste tipo que estou participando. Estou adorando, achando tudo ótimo. Todo mundo agradável. Já fiz argiloterapia e agora vou fazer a massagem. É tudo de bom”, comemorou Tereza.

Para a coordenadora do CAAI, Dirce Albino, as atividades extras ajudam a pessoa idosa a se sentir mais valorizada. “Ter um dia dedicado para eles faz com que se sintam mais importantes e mais especiais, por serem lembrados. A gente vê isso, eles estão felizes e participando, querem estar lá na frente, mostrando o que sabem fazer. É muito bacana. A gente se preocupa muito com o psicológico deles, porque eles sofrem com muitas questões sociais, econômicas e de saúde. Por isso, neste dia, a gente quer que eles se esqueçam um pouquinho de tantos problemas, e se divirtam”, declarou Dirce. (Com informações da Prefeitura de Valadares)

Veja mais fotos do evento: