Expedição Bééé Brasil mostra caprinocultura da UNIVALE para todo o país

13 dezembro, 2023

A Expedição Bééé Brasil é um projeto do zootecnista Luciano Piovesan que vai percorrer todo o país nos próximos três anos, registrando potencialidades e particularidades das cadeias produtivas de ovinos e caprinos em todos os estados e no Distrito Federal. Nesta semana, Governador Valadares foi o 55º município visitado, e o capril da Fazenda Experimental da UNIVALE, onde Luciano esteve na terça-feira (12), foi um dos destaques.

Por onde passa a Expedição Bééé Brasil, Luciano documenta e compartilha suas descobertas nas redes sociais, em especial na conta do Instagram e no canal do YouTube do projeto. O zootecnista, que também é instrutor no sistema do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), também pretende produzir um livro e um documentário, com todas as fases da jornada.

Registro da Expedição Bééé Brasil no capril da Fazenda Experimental da Univale

“A expedição vai rodar o Brasil todo e nós começamos pelo estado de Minas Gerais, onde são 135 municípios a serem visitados, somando 14,6 mil quilômetros que estamos percorrendo. Aqui, em Valadares, estamos completando 55 cidades visitadas, com 8,2 mil quilômetros já percorridos. Nós estamos com a oportunidade de divulgar, difundir e mostrar as dores, dificuldades e potencialidades e o trabalho sendo desenvolvido por todos os elos da cadeia, desde a produção até os laticínios, frigoríficos e curtumes, até chegar à mesa do consumidor”, relatou o zootecnista.

Na UNIVALE, a Expedição Bééé Brasil foi recebida pela reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha e por professores do curso de Agronomia. “Para nós é importante, porque a gente desenvolve diversas atividades entre os cursos com as cabras do capril. Este é um momento em que a gente pode divulgar e mostrar para a comunidade todo esse trabalho que a gente desenvolve aqui”, comentou a reitora.

Professor Maykon Dias, coordenador do curso de Agronomia, dá entrevista para a Univale TV sobre a passagem da Expedição Bééé Brasil pelo capril da Univale
Professor Maykon Dias Cezário

O coordenador do curso de Agronomia, professor Maykon Dias Cezário, ressalta que o trabalho da Expedição Bééé Brasil ajuda a desenvolver a cadeia produtiva da caprinocultura e da ovinocultura em todo o país.

“Estamos lisonjeados com a presença dessa expedição, que está mapeando os produtores de leite de cabra na região e visitando também as universidades do estado que trabalham com a caprinocultura leiteira. E a UNIVALE, que trabalha com a caprinocultura leiteira, também está recebendo a expedição que visa, além de tudo, desenvolver cada vez mais essa cadeia produtiva”, afirmou o coordenador.