Apresentação do curso de Odontologia no estande da Univale na 20ª Expoleste

Expoleste se despede do Unicentro em 2024 e UNIVALE anuncia gestão da Açucareira

24 maio, 2024

O Centro de Feiras e Eventos Vicente Guabiroba, o Unicentro, no campus II da UNIVALE, tem sido o palco da Expoleste desde 2002. Neste ano, a 20ª edição da mostra empresarial é também uma despedida, pois a universidade estuda a implementação de um centro comercial no espaço. Na abertura da Expoleste, quarta-feira (22), a reitora em exercício, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho, anunciou que a UNIVALE já está em conversas com a Prefeitura de Governador Valadares para que o novo centro de convenções da universidade seja na Açucareira, imóvel tombado como patrimônio histórico municipal.

“Estamos em constante transformação e inovação. Este ano de 2024 será marcado por importantes parcerias, que vão contribuir com um futuro promissor para as próximas gerações. A UNIVALE, em parceria com a Itaville Incorporadora, iniciará a construção do UNIVALE Mall após uma análise criteriosa da proposta apresentada à Fundação Percival Farquhar (FPF, mantenedora da universidade). O projeto está pronto para sair do papel. E a UNIVALE discute com a Prefeitura assumir a gestão da Açucareira. Neste lugar histórico, e amado por todos os valadarenses, será implementado o Centro de Convenções e Eventos da Açucareira. Mais que patrimônio, uma identidade valadarense”, revelou Adriana.

Como reitora em exercício, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho discursa na abertura da 20ª Expoleste

O UNIVALE Mall, explicou a reitora em exercício, será um complexo comercial construído ainda com arenas multiesportivas, hub de inovação e torres de quitinetes. “A gente não está perdendo o Unicentro, estamos ganhando outro espaço. Em parceria com o município, a gestão da Açucareira será cedida para a Fundação, e a ideia é fazer ali um centro de convenções e eventos”, afirmou Adriana, na abertura da Expoleste.

Sobre a Expoleste

Além de receber a mostra empresarial no campus, a UNIVALE participa da Expoleste como expositora e como parceira da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV), organizadora da feira. No estande da universidade, quem visita a Expoleste pode conhecer práticas e dinâmicas de cursos de graduação. Na noite de abertura as demonstrações foram feitas por alunos e professores dos cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia. Mas outros cursos também têm apresentações marcadas até o encerramento da feira, no domingo (26).

Ao citar as atrações da feira, o presidente da ACE-GV, Stefano Couri, lembra que a universidade também apoia iniciativas de incentivo ao turismo. “Neste ano temos o Espaço do Turismo, uma coisa maravilhosa que Valadares tem. Junto com estudantes de Educação Física da UNIVALE estamos fazendo a Trilha Ecológica da Santa da Ibituruna, que vamos lançar aqui na Expoleste”, disse. Ele espera que, nos cinco dias da mostra empresarial, a edição deste ano supere a do ano passado nos R$ 48 milhões movimentados em negócios e nos 60 mil visitantes. “Nosso objetivo é sempre ultrapassar, sempre fazer a mais”, salientou.

Apresentação do curso de Farmácia no estande da Univale na 20ª Expoleste

A abertura da 20ª Expoleste teve a participação de autoridades políticas e empresariais, além de instituições financeiras. O prefeito de Valadares, André Merlo, destacou em seu discurso o papel comunitário que a UNIVALE desempenha. “Sou testemunha do trabalho de vocês na nossa comunidade. Temos que dar muito valor à nossa universidade comunitária. São 57 anos de FPF e 32 anos de UNIVALE. Vocês fazem a diferença em nossa cidade e nós vamos ser sempre parceiros da UNIVALE, como de todas as universidades e faculdades”, disse André, ressaltando que ele próprio é egresso do Minas Instituto de Tecnologia (MIT), uma das instituições que deram origem à universidade.

Representando o governo de Minas Gerais, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, falou da importância do setor privado para a geração de empregos no estado. “Os empresários presentes aqui na feira estão gerando diversos empregos. E, se o emprego é a melhor política social que existe, todo empreendedor, todo empresário, é também um empreendedor social e merece nosso respeito. Estou me sentindo em casa, porque estou vendo a pujança da economia de Valadares, que está pronta para continuar recebendo grandes investimentos e, consequentemente, o desenvolvimento”, declarou o secretário.