PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
Sinais de hanseníase nas costas de um homem

Projeto internacional liderado por pesquisador da UNIVALE recebe financiamento de 250 mil dólares para diagnóstico precoce da hanseníase

04 fevereiro, 2026

Participação da UNIVALE no projeto ocorre por meio da colaboração científica e epidemiológica, com destaque para o envolvimento de pesquisadores da instituição em estudos de base populacional, saúde pública e hanseníase em áreas endêmicas de Minas Gerais

A Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) passa a integrar um novo e relevante projeto internacional de pesquisa em saúde pública, aprovado pelo Heiser Program for Research in Leprosy, iniciativa do The New York Community Trust. O estudo contará com financiamento de US$ 250 mil, distribuídos ao longo de 24 meses, e será desenvolvido em parceria com o Georgia Institute of Technology (Georgia Tech).

Foto do professor Pedro Marçal
Professor Pedro Marçal

O projeto será coordenado pelo professor Pedro Marçal, docente e pesquisador vinculado à UNIVALE e atualmente atuando no Parker H. Petit Institute for Bioengineering and Bioscience, da Georgia Tech. A pesquisa tem como objetivo investigar como a qualidade da comunicação entre anticorpos e células do sistema imunológico pode ser utilizada para detectar a hanseníase antes do aparecimento dos sintomas clínicos, um dos grandes desafios no controle da doença.

A hanseníase ainda representa um importante problema de saúde pública, especialmente em países como o Brasil. Embora existam testes sorológicos capazes de identificar a exposição ao Mycobacterium leprae, eles não conseguem, de forma precisa, distinguir indivíduos assintomáticos daqueles que irão evoluir para a doença. Nesse contexto, o projeto propõe uma abordagem inovadora, focada não apenas na quantidade de anticorpos, mas na sua qualidade funcional, incluindo perfis de subclasses, interação com receptores celulares e padrões de glicosilação.

A pesquisa prevê três eixos principais de atuação:

  1. análise detalhada de amostras de sangue para identificar diferenças na resposta imunológica ao longo dos estágios da hanseníase;
  2. aplicação de ferramentas avançadas de machine learning para integrar dados imunológicos e clínicos, identificando padrões associados ao risco e à progressão da doença;
  3. desenvolvimento de assinaturas imunológicas práticas, com potencial de aplicação futura em testes diagnósticos precoces e estratégias de estratificação de risco.
professor pedro marçal comenta sobre workshop a respeito do tema consultório farmacêutico independente

A participação da UNIVALE no projeto ocorre por meio da colaboração científica e epidemiológica, com destaque para o envolvimento de pesquisadores da instituição em estudos de base populacional, saúde pública e hanseníase em áreas endêmicas de Minas Gerais. Essa parceria fortalece o processo de internacionalização da UNIVALE e amplia sua inserção em redes globais de pesquisa em doenças negligenciadas.

Segundo o pesquisador Pedro Marçal, doutor em Imunologia e Genética, o financiamento representa um reconhecimento internacional da qualidade científica do trabalho desenvolvido em parceria entre Brasil e Estados Unidos. “Esse projeto tem um forte potencial transnacional. Nosso objetivo é gerar conhecimento que possa, no futuro, contribuir para diagnósticos mais precoces, redução de incapacidades e melhoria das estratégias de vigilância da hanseníase”, destaca o pesquisador.

Além do impacto científico, o projeto também reforça o papel da UNIVALE na produção de conhecimento com relevância social, alinhado aos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e às metas globais de enfrentamento das doenças negligenciadas. A expectativa é que os resultados obtidos sirvam de base para novas captações de recursos, ampliação das parcerias internacionais e formação de recursos humanos altamente qualificados.

A aprovação do projeto pelo Heiser Program — um dos mais tradicionais fundos internacionais dedicados exclusivamente à pesquisa em hanseníase — consolida a UNIVALE como uma instituição ativa em pesquisas de alcance global e reafirma a importância da cooperação científica internacional para o avanço da saúde pública.

Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase: o que é e como prevenir?

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
selo de responsabilidade social das IES 2025 - 2026Selo Rede ODS Brasil
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down