Professor Pedro Marçal, apresentando trabalho sobre hanseníase no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês)

Professor da UNIVALE apresenta trabalho sobre hanseníase nos EUA

24 outubro, 2023

Pesquisa sobre hanseníase teve processamento de amostras na UNIVALE

Professor dos cursos de Farmácia e Medicina da UNIVALE, Pedro Marçal apresentou trabalho sobre anticorpos em pacientes de hanseníase, com exibição de pôster no encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês), realizado em Chicago, nos Estados Unidos, entre os dias 18 e 22 deste mês. As amostras estudadas na pesquisa tiveram o processamento inicial na UNIVALE, antes de serem levadas para os EUA.

“Considerando a hanseníase em Governador Valadares, a UNIVALE é um dos principais atores para que esse projeto possa ter continuidade e a gente possa colher resultados. É dentro da UNIVALE que acontece o primeiro processamento das amostras, que depois são enviadas para os Estados Unidos. A UNIVALE também tem dado apoio financeiro a diversos pesquisadores que trabalham nesse projeto de pesquisa”, comentou Pedro Marçal.

Durante a pesquisa, uma análise de inteligência artificial constatou a diferença do perfil de anticorpos entre um paciente com hanseníase e uma pessoa sem a doença. “A gente viu nesse trabalho que o perfil de anticorpos e as citocinas têm sido capazes de diferenciar pacientes com hanseníase, principalmente quando eles estão coinfectados. A gente está trabalhando aqui com pacientes coinfectados e os gráficos estão mostrando basicamente que, com a hanseníase, indivíduos com xistossomose ativa, que apresenta ovos por exemplo, eles são diferenciados porque possuem mais anticorpos”, relatou o professor.

Encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês)
Encontro da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, em Chicago

Entre os apoiadores da pesquisa, Pedro Marçal agradeceu à Universidade Vale do Rio Doce, ao Núcleo de Pesquisa em Hansenologia da UFJF-GV e aos professores que o mentoraram nas universidades Georgia Institute of Technology e Emory University, ambas dos Estados Unidos, onde as amostras têm sido analisadas, após o processamento inicial na UNIVALE.

“É um projeto muito grande, com muita gente envolvida. Mas existem alguns atores principais que gostaria de citar, a começar pela reitora da Universidade Vale do Rio Doce, a doutora Lissandra Lopes Coelho Rocha. Muito obrigado por seu apoio e pelo apoio da UNIVALE. Governador Valadares é uma cidade hiperendêmica para hanseníase, e é importante nós pensarmos como resolver esse problema. A ciência existe pra isso e a UNIVALE é uma das principais instituições de ensino e pesquisa localizadas em Governador Valadares. O apoio da UNIVALE, na pessoa da doutora Lissandra, tem sido fundamental para o desenvolvimento desse projeto”, enfatizou.

Além da exibição do pôster, Pedro Marçal fez apresentação oral e coordenou uma sessão específica sobre doenças negligenciadas – aquelas que atingem grandes populações, principalmente camadas mais pobres e que vivem em locais de infraestrutura precária, mas que recebem pouca atenção da indústria farmacêutica, em função de um baixo retorno financeiro.

“A discussão é sobre doenças negligenciáveis de modo geral, mas especialmente sobre hanseníase, que é a doença com a qual eu tenho trabalhado há mais tempo. Mas também falando sobre coinfecção com esquistossomose. Tem muita coisa sobre tuberculose também. É um grande congresso, de uma das sociedades mais renomadas aqui nos Estados Unidos”, afirmou o professor, ainda durante a realização do encontro anual da ASTMH.

Cartaz do encontro anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene (ASTMH, na sigla em inglês)