Sumário
Formação de Docência em Saúde foi organizada pelo Gepe, com apoio do Espaço A3
O curso de Medicina da UNIVALE foi o primeiro da instituição a receber alunos veteranos para o início do primeiro semestre de 2024, com volta às aulas nesta segunda-feira (5). Na quinta e sexta-feira da semana passada (1º e 2), os professores participaram de uma formação de Docência em Saúde, organizada pelo Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) e com apoio do Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3), para trabalhar processos avaliativos e estratégias de inclusão.
“O curso de Medicina da UNIVALE desenvolve um programa permanente de formação de docência em saúde, que é promovido e realizado pelo Setor de Gestão Pedagógica. Neste semestre, é uma parceria com o Espaço A3, promovendo duas oficinas alternadas, de processos avaliativos, ampliando os conhecimentos sobre diferentes instrumentos de avaliação, e também sobre estratégias de inclusão. Isso tudo para qualificar e garantir a excelência do processo educativo”, comentou a pedagoga do Gepe, Karla Nascimento.

Para o coordenador do curso, professor Romeo Lages, essa capacitação possibilita um atendimento ainda melhor aos estudantes. “Hoje em dia, nós sabemos que temos alunos nas mais diversas classes especiais. É importante melhorar o processo de ensino e aprendizado, para que esse aluno tenha uma obtenção de informação da melhor forma possível para sua formação. Essa é uma preocupação contínua do curso de Medicina da UNIVALE”, disse o coordenador.
Você pode se interessar por:
- Professor de Direito tem artigo publicado em revista internacional
- Professora da UNIVALE discute fomento à Engenharia em seminário do Crea-MG
- Edital UNIVALE Nº 093/2025 — Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce
Também professor do curso, Rodrigo Bretas avalia que os docentes precisam saber as melhores formas de atrair a atenção dos estudantes, e a formação contribuiu para isso. “O aluno hoje tem mais dificuldade de atenção, por causa dessa questão das telas, de ficarem em várias telas. No TikTok, passa tudo muito rápido. Então, a gente tem que saber atrair a atenção deles. À medida que o perfil mundial das pessoas vai mudando, é interessante também que a gente aprenda novas estratégias. Desde a primeira vez que eu fiz [a formação em Docência], até hoje, o que eu aprendi foi uma bagagem maravilhosa. Fico muito feliz sempre e é uma satisfação participar, não vou faltar nunca”, afirmou.

Presente ao encontro, a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, elogiou a iniciativa do curso de Medicina em capacitar ainda mais os professores. “A preocupação [nesta formação] é específica no curso de Medicina. O médico, como ele vai passar todos esses conhecimentos e trabalhar metodologias com didáticas diferenciadas? Este é um programa que visa trabalhar em vários períodos, mas sempre trazendo novidades, para ajudar nossos docentes a trabalhar em sala de aula”, comentou a reitora.
Veja também a matéria da UNIVALE TV com a formação de Docência em Saúde para o curso de Medicina:









