Sumário
O curso de Medicina da UNIVALE foi o primeiro da instituição a receber alunos veteranos para o início do primeiro semestre de 2024, com volta às aulas nesta segunda-feira (5). Na quinta e sexta-feira da semana passada (1º e 2), os professores participaram de uma formação de Docência em Saúde, organizada pelo Setor de Gestão Pedagógica (Gepe) e com apoio do Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3), para trabalhar processos avaliativos e estratégias de inclusão.
“O curso de Medicina da UNIVALE desenvolve um programa permanente de formação de docência em saúde, que é promovido e realizado pelo Setor de Gestão Pedagógica. Neste semestre, é uma parceria com o Espaço A3, promovendo duas oficinas alternadas, de processos avaliativos, ampliando os conhecimentos sobre diferentes instrumentos de avaliação, e também sobre estratégias de inclusão. Isso tudo para qualificar e garantir a excelência do processo educativo”, comentou a pedagoga do Gepe, Karla Nascimento.
Para o coordenador do curso, professor Romeo Lages, essa capacitação possibilita um atendimento ainda melhor aos estudantes. “Hoje em dia, nós sabemos que temos alunos nas mais diversas classes especiais. É importante melhorar o processo de ensino e aprendizado, para que esse aluno tenha uma obtenção de informação da melhor forma possível para sua formação. Essa é uma preocupação contínua do curso de Medicina da UNIVALE”, disse o coordenador.
Também professor do curso, Rodrigo Bretas avalia que os docentes precisam saber as melhores formas de atrair a atenção dos estudantes, e a formação contribuiu para isso. “O aluno hoje tem mais dificuldade de atenção, por causa dessa questão das telas, de ficarem em várias telas. No TikTok, passa tudo muito rápido. Então, a gente tem que saber atrair a atenção deles. À medida que o perfil mundial das pessoas vai mudando, é interessante também que a gente aprenda novas estratégias. Desde a primeira vez que eu fiz [a formação em Docência], até hoje, o que eu aprendi foi uma bagagem maravilhosa. Fico muito feliz sempre e é uma satisfação participar, não vou faltar nunca”, afirmou.
Presente ao encontro, a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, elogiou a iniciativa do curso de Medicina em capacitar ainda mais os professores. “A preocupação [nesta formação] é específica no curso de Medicina. O médico, como ele vai passar todos esses conhecimentos e trabalhar metodologias com didáticas diferenciadas? Este é um programa que visa trabalhar em vários períodos, mas sempre trazendo novidades, para ajudar nossos docentes a trabalhar em sala de aula”, comentou a reitora.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios