Fundação Percival Farquhar recebe selo “Eu Faço Cultura”

14 dezembro, 2021

Mantenedora da Univale recebeu selo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Governador Valadares

No dia 8 de dezembro de 2021, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial de Governador Valadares, a prefeitura conferiu à Fundação Percival Farquhar o selo “Eu Faço Cultura”. Como o nome sugere, o selo busca identificar promotores de cultura na cidade.

Desta forma, a Univale, assim como as demais mantidas da fundação, se destacam em Valadares ao promoverem eventos que enriquecem seu cenário cultural. É de grande importância para a instituição fazer parte desse grupo que fomenta e transforma debates sociais em arte.

É papel social de qualquer instituição da educação contribuir para mudanças na sociedade em que está inserida. A Univale faz isso por meio de ações em comunidades negligenciadas,eventos que promovem uma educação transformadora acerca dos mais variados temas sociais, dentre outras ações. Além de firmar parcerias para prestar serviços na área da saúde que funcionam não apenas para contribuir para a formação de seus estudantes, mas também para ajudar a população que não tem condições de arcar com os custos.

Além disso, o professor do curso de Pedagogia, Valdicelio Martins, também recebeu o selo. “É muito gratificante perceber o reconhecimento pelo trabalho prestado à nossa cidade. Eu trabalho com arte há 20 anos. Já tive o prazer e o privilégio de receber vários prêmios, e o selo Eu Faço Cultura me permitirá não só concorrer a outros prêmios como representante da cidade, mas também coloca  meu nome como artista promotor de cultura”.

Confira a entrevista com o professor Valdicelio:

Como a Univale promove cultura em GV? Por quais meios? Eventos? Parcerias? Palestras?

A Universidade Vale do Rio Doce — Univale —  tem um papel fundamental na cidade de Governador Valadares e região no que tange aos aspectos educacionais entrelaçando educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Há quatro anos são retomados projetos culturais nas dependências do campus universitário e para além dele. A Univale, única instituição de ensino superior comunitária da região, desenvolve projetos e atividades extensionistas, ou seja, leva atividades a toda comunidade valadarense, como é o caso dos espetáculos teatrais e atendimentos em hospitais, valorizando e promovendo projetos artístico-culturais. Nosso objetivo é descentralizar a arte e fomentar a cultura por meio apresentações artístico-culturais, criando uma identidade cultural própria e novas plateias para futuras apresentações. Exemplos disso são os trabalhos desenvolvidos pelo Teatro Universitário, Anjos da Alegria, Piqueniques Poéticos, Assalto Poético, Lançamentos de Livros e Inventários Culturais.

Para você, qual a importância da fundação receber esse selo?

A Univale é conhecida como um segmento da educação e bem sabemos que o trabalho desenvolvido pela universidade perpassa pela educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Nesse sentido, é preciso mostrar o nosso potencial nesse universo de possibilidades. O selo Eu Faço Cultura nos coloca no cadastro municipal como instituição que faz e apoia cultura, demarcando nossa dedicação na realização de atividades artísticas e culturais. Além disso, é a partir do selo que poderemos ter acesso às políticas públicas voltadas para arte e cultura.

Você acredita que a Univale vem promovendo mudanças reais na sociedade? De que forma você vê esse impacto na região?

Com certeza! Eu não acredito que a arte muda o mundo, mas ela muda o seu mundo, a sua forma de pensar e ver as coisas. Nesses 5 anos à frente de alguns projetos culturais na Univale, percebo o quanto os/as estudantes participantes mudam sua forma de ver o mundo e como que a arte ajuda, inclusive, em seu exercício profissional. A universidade promove mudanças em nossos jovens que multiplicam isso nos familiares e nas famílias, impactando diretamente na construção de uma cidadania plena, crítica e humanizada.