Realização do curso de gestão de conflitos é parte do programa institucional Caminhos para o Diálogo
Com três encontros semanais durante o mês de setembro, a UNIVALE reuniu gestores, coordenadores de curso e colaboradores que trabalham com atendimento ao público, em uma capacitação para ampliar o diálogo no ambiente institucional da universidade. O curso “Gestão de Conflitos: práticas dialógicas para convivências escolares” foi realizado em parceria com o Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA), como parte do programa “Caminhos para o Diálogo e a Mediação de Conflitos”.
Um dos professores do curso de gestão de conflitos foi Bernardo Nogueira, que atua no IMA e também é docente da UNIVALE no curso de Direito e no mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), e destacou o pioneirismo da universidade. “A gente desconhece qualquer universidade que tenha construído um programa voltado especificamente para a formação das pessoas em práticas e técnicas adequadas para gestão de conflitos. É extremamente importante destacar, porque isso mostra a preocupação e o cuidado com as pessoas que estão aqui, a cada dia, formando alunos”, afirmou Bernardo.

O programa Caminhos para o Diálogo foi iniciado com uma palestra para o corpo docente da UNIVALE no início deste semestre, e terá uma nova etapa com a realização de encontros no formato World Café. Bernardo salienta que conflitos ocorrem naturalmente em qualquer relação entre pessoas, e devem ser analisados como oportunidade de melhoria e aprofundamento dessas relações, com reconstrução de laços e acolhimento às diversidades.
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“O World Café será um momento de escuta da universidade, para que nós possamos colher elementos que serão trabalhados pela equipe do programa, para entregar práticas e melhorar processos, criando ambientes inclusivos de escuta dos conflitos. Assim a gente cria uma cultura e um ambiente de relacionamentos cada vez mais receptivos e acolhedores. No fim das contas, a UNIVALE busca transformar a vida das pessoas por intermédio da educação. E o que estamos fazendo com esse programa é aprender com os conflitos que ocorrem na instituição, para melhorar e devolver, em forma de educação, esses problemas que naturalmente vão acontecer”, frisou o professor.

Entre os participantes do curso de gestão de conflitos estava a pró-reitora acadêmica da universidade, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho. Ela entende que a gestão de conflitos é uma habilidade necessária para todos que trabalham atendendo pessoas.
“Os conflitos existem porque existem pessoas. Como gestores, ou pessoas do atendimento, a gente tem que conhecer as ferramentas para aplicar e prever os conflitos. O resultado está sendo fantástico. Nos primeiros dias todo mundo estava tímido, mas agora todos já conseguem trazer as situações vivenciadas, e a gente discute junto, com a orientação dos professores do curso sobre como deveria ter sido. As pessoas estão mais tranquilas com relação ao curso, entendendo que é uma ferramenta muito boa para nosso trabalho. O resultado está sendo fantástico, e acredito que vamos conseguir replicar os conteúdos do curso para toda a instituição”, declarou a pró-reitora.


