Gestão de Pessoas no Agronegócio é tema de Aula Magna em universidade de Valadares

08 março, 2022

Texto escrito por Diego Souza, Assessor de Comunicação do SENAR

Cerca de 60 pessoas, a maioria, alunos dos 1º, 3º, 5º e 6º períodos do curso de Agronomia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) participaram de uma Aula Magna na noite desta segunda-feira (7), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Na ocasião, o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e engenheiro agrônomo, Luiz Ronílson Paiva, palestrou durante aproximadamente de 90 minutos sobre “Gestão de Pessoas no Agronegócio e suas relações interpessoais”.

Aula Magna Univale 7 3 22 1
Imagem: cedida por Diego Souza

Fiquei muito honrado com esse convite e foi um momento muito especial onde pude mostrar que gestão de pessoas é um conjunto de estratégias que visa o desenvolvimento do capital humano nas organizações. A gestão de pessoas envolve atrair e manter bons profissionais com atividades como: seleção de funcionários, programas de treinamentos, desenvolvimento do capital humano, entre outras. Por isso, é importante ter uma boa gestão de pessoas no agronegócio para que essas pessoas estejam preparadas para também gerenciar suas atividades”, apontou Luiz Ronílson Paiva.

O curso de Agronomia está ativo desde o segundo semestre de 2019, hoje conta com mais de 50 alunos. “Uma boa gestão de pessoas no agronegócio deve ter estratégias para estimular o desenvolvimento profissional. O profissional com conhecimento, competência e responsabilidade no Agro continua sendo de grande importância. Porém, vale ressaltar que a gestão de pessoas é imprescindível para o desenvolvimento no agronegócio”, afirmou a aluna do 5º período de Agronomia, Poliana Lopes Siqueira.

Aula Magna Univale 7 3 22 3
Imagem: cedida por Diego Souza

O supervisor do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Ricardo Lignani e a instrutora dos cursos de Caprinocultura e Ovinocultura do Sistema FAEMG/SENAR, Mariana Mariana de Souza Farias e a coordenadora da Unidade Produtora de leite da Univale prestigiaram a Aula Magna. Outros professores do curso de Agronomia também participaram do evento, entre eles, a professora Raquel Soares Ramos.

O tema gestão de pessoas é muito pertinente na atualidade. Pois temos que ter a habilidade técnica, e também ter competências relacionadas as interações interpessoais. Acredito que o evento foi muito válido para os calouros, assim como para os veteranos do curso, pois o Luiz Ronílson mostrou o perfil do profissional que o mercado está a procura e mostrou o que o estudante deve fazer para ser selecionado pelas empresas”, declarou.

A Aula Magna objetiva a interação do corpo docente e discente do curso, em especial do primeiro período além de levantar a pauta de temas do Agronegócio de importância para o mercado. A formação profissional desses alunos se inicia na universidade, para eles terem essa visão e saírem mais preparados para o mercado de trabalho. E o tema da palestra vai de encontro com a experiência profissional do Luiz Ronílson, por isso que nós entendemos que ele era a pessoa mais indicada para falar sobre esse assunto, com esses alunos, nesse primeiro momento”, avaliou o professor e coordenador de Agronomia da Univale, Maykon Dias Cezário.

Aula Magna Univale 7 3 22 2
Imagem: cedida por Diego Souza

Ainda durante a Aula Magna aconteceu o encontro acadêmico onde foram apresentados aos alunos todos os projetos de pesquisa, extensão e de estágio em vigor, além do grupo de pesquisa.