grupo de pesquisa da comunicação

Grupo de Pesquisa Cultura Pop, Território e Processos Sociais inicia o planejamento de suas atividades para 2024

17 novembro, 2023

Consolidado em outubro deste ano, o Grupo de Pesquisa visa fomentar o fazer científico nos cursos de Comunicação da UNIVALE

Por Natalia Lima Amaral

Na última segunda-feira (13/11) aconteceu a primeira reunião do Grupo de Pesquisa Cultura Pop, Território e Processos Sociais, dos cursos de Comunicação da UNIVALE, no Labcom (Laboratório de Comunicação), no campus II da instituição. O principal objetivo do grupo é desenvolver pesquisas, discussões de textos e tudo que envolve o crescimento e o conhecimento científico de seus participantes, além de observar a forma com que a realidade, cada vez mais (hiper)midiatizada, está atuando nos diversos campos sociais, contribuindo com pesquisas desenvolvidas por alunos, professores, pesquisadores e egressos de Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Professora doutora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa, Deborah Vieira explicou que as atividades desenvolvidas estarão concentradas em duas linhas de pesquisa: 1) Cultura pop, território e processos sociais; e 2) Design Gráfico, Linguagem Visual e Latinidades, que reunirão ideias e pessoas motivadas pelas discussões e leituras de teóricos da Comunicação e do Design.

Conheça mais sobre o Grupo de Pesquisa Cultura Pop, Território e Processos Sociais

Professora Deborah Vieira, líder do Grupo de Pesquisa

Consolidado em outubro de 2023, o Grupo de Pesquisa foi inserido no diretório e aprovado tanto pela UNIVALE quanto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele é fruto do Grupo de Estudos Antena, que iniciou suas atividades em 2021 e trouxe discussões, pesquisas e apresentações em congressos, como o Simpósio Popfilia e o 21º Simpósio de Pesquisa da UNIVALE. Para Deborah, é muito importante ter esse vínculo, uma vez que ele demonstra a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores.

“O CNPq é uma instância importante de fomento à pesquisa no Brasil e ter essa comprovação, para inserção no Lattes, é muito importante. Essa iniciativa proporciona o contato com a pesquisa que, às vezes, fica um pouco perdida, por conta do envolvimento que temos com trabalhos práticos e estágios. É com o surgimento de novas ideias e pesquisas que garantimos a continuidade e a contribuição para a nossa área, por meio de pessoas que trazem novidades e aplicam teorias no mundo prático”, explicou Deborah.

Programação de atividades para 2024

grupo de pesquisa da comunicação

A reunião promovida teve o principal objetivo de alinhar as expectativas e as atividades do Grupo de Pesquisa para 2024. Assim como o Grupo de Estudos Antena, alguns outros projetos serão mantidos, voltados a leitura e discussão de textos e teorias de alguns autores. Além disso, o time de professores e orientadores de projeto e trabalhos de pesquisa será reforçado, tendo um maior envolvimento da comunidade acadêmica com o fazer científico.

Entre as atividades mantidas está o Cine Debate, que busca trazer o audiovisual para rodas de conversa, e o Fofoca Embasada, um podcast que trata sobre as pesquisas e a atualidade com fundamentações teóricas. “Estamos voltados para a pesquisa e para a divulgação da ciência de uma forma acessível, publicando e continuando a participação em congressos, que é muito importante. É por meio desses eventos que temos contato com outras instituições e outros pesquisadores, criando uma rede potente”, salientou a professora.

As expectativas para as próximas produções

Aluna Isabela de Andrade Damacena do Grupo de Pesquisa
Isabela de Andrade Damacena

As próximas produções do Grupo de Pesquisa já estão sendo discutidas entre os seus membros. A aluna do 4º período de Jornalismo, Isabela de Andrade Damacena, entrou no Grupo de Estudos Antena há cerca de 8 meses e começou sua pesquisa sobre a análise de cenários políticos na animação Avatar e a Lenda de Korra, com a outra participante Rebeca Reis, do curso de Design Gráfico.

“Nosso intuito é mostrar os diferentes cenários políticos apresentados ao longo das quatro temporadas e avaliar como eles são apresentados, e as consequências deles na sociedade, vendo prós e contras. Para mim, é importante que tenhamos esse espaço para nos desenvolver enquanto pesquisadores. Para aqueles que sabem ou têm dúvidas sobre o cenário acadêmico, o Grupo de Pesquisa é uma forma de nos descobrirmos e contribuir, ao mesmo tempo, para a sociedade e para a ciência como um todo. E, além disso, as oportunidades que surgem acabam nos ajudando a aprimorar nosso currículo”, comentou Isabela.

Não deixe de acompanhar as produções do Grupo de Pesquisa Cultura Pop, Território e Processos Sociais.