Líderes: Prof. Haruf Salmen Espindola e Profª. Patrícia Falco Genovez Área predominante: Ciências Humanas; História Contato do grupo: haruf@univale.br
LINHAS DE PESQUISA
Cultura, ambiente e território: Estudar as imbricações entre cultura, ambiente e território: fenômenos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização; redes sociais; regulação territorial; memória e narrativa; identidade; imaginação social; processos sociais e organização espacial; poder; sociabilidade; controle e fissuras sociais; ordenamento sanitário; saúde, doença e práticas de saúde; mudança social, modernização, ambiente e formação histórica do território; território, migração e história ambiental..
História Ambiental e Território: Investigar as relações entre História, Natureza e Território na perspectiva da História Ambiental. São importantes os estudos que examinam como as atividades, as concepções e atitudes humanas atuaram para transformar o ambiente e como as pessoas alteraram o mundo ao seu redor e quais foram às consequências dessas alterações para as comunidades naturais e humanas. As pesquisas se concentram no Bioma Mata Atlântica das bacias hidrográficas do Rio Doce e São Mateus.
População, recurso e território: Estudar os processos de modernização e industrialização; valorização do espaço e formação histórica do território; fronteira e zona pioneira; conflito agrária; população e ambiente; regulação territorial; saberes e técnicas; percepções e atribuição de significados; população, direito e território; fronteira, natureza e grandes investimentos de capital; território e vulnerabilidade; história ambiental; desastres socioambientais e bioculturais; desastre minerário, com ênfase no Vale do Rio Doce.
Território, cultura e sociedade: Estudar a formação histórica do território e processo e dinâmicas territoriais, que abarcam os fenômenos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização; a relação entre território, cultura, economia e desenvolvimento territorial; estudos sobre territórios, territorialidades e multiterritorialidades, em suas diferentes abordagens; dimensões da aplicação da norma e das políticas públicas no território.