Reitora da Univale, Professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, fala durante a imersão no sistema BIM, que será implementado nos cursos de Engenharia e Arquitetura

UNIVALE se prepara para implementar sistema BIM, metodologia inovadora em construção

15 agosto, 2023

O sistema BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling, traduzida em português como Modelagem de Informação da Construção) é uma metodologia baseada em processos, política e tecnologia, utilizada no gerenciamento de dados essenciais de projetos de construção em formato digital. Gestores e professores da UNIVALE e da Fundação Percival Farquhar (FPF, a mantenedora da universidade) participaram de uma capacitação na segunda-feira (14) para preparar a implementação do BIM nos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

Com o tema “Imersão BIM: formando profissionais para a era da construção integrada”, a capacitação trouxe os conceitos e fundamentos do BIM, a legislação vigente sobre o sistema, e uma discussão sobre o ensino dessa tecnologia em instituições de nível superior. A professora Dayane Ferreira destacou que a metodologia vem sendo utilizada cada vez mais: “Os aeroportos já são projetados em BIM, não tem mais aeroporto projetado em sistema CAD. Até 2028, toda a construção civil de uma forma geral vai ter que se basear em BIM, quando a gente fala de obras públicas”.

A reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, destacou que essa tecnologia aumenta a eficiência e a sustentabilidade em projetos de construção. “Além de atender à legislação, muito em breve, todo e qualquer projeto será feito através desse programa. Então é fundamental que nossos professores estejam habilitados e, mais que isso, que trabalhem com nossos alunos. E é importante, porque esse programa reduz absurdamente a margem de erro, então todos os cálculos e projetos ficam mais viáveis e mais sustentáveis”, pontuou a reitora.

Auditório com professores participantes da imersão no sistema BIM, que será implementado nos cursos de Engenharia e Arquitetura

Engenheira civil e pró-reitora de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a professora Adriana de Oliveira Leite Coelho classificou o sistema como uma tendência significativa e revolucionária no campo da construção, que oferece uma visão holística de projetos e economiza tempo e recursos para garantir edifícios mais eficientes, sustentáveis e de alta qualidade.

“Nos últimos anos, o BIM tem se destacado como uma ferramenta que transcende os limites tradicionais da construção, permitindo uma abordagem mais eficiente, colaborativa e inteligente para os processos de projeto e construção. É uma abordagem inovadora, que envolve a criação e a gestão de informações digitais sobre projetos de construção em todo seu ciclo de vida. Não é apenas sobre desenhos e 3D, mas sobre integração de dados, informações e colaboração entre todas as partes envolvidas”, disse Adriana.

Ensino de BIM nas universidades

A imersão realizada pela UNIVALE teve a participação, de forma remota, da professora Regina Ruschel, da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp. Doutora em Engenharia Elétrica, ela é uma pesquisadora de referência em BIM no Brasil, e falou sobre a importância do ensino desse sistema nas universidades do país.

“Não tem como ignorarmos o BIM. Não tem como não incluirmos o BIM em nossas matrizes curriculares. Não tem como nós não renovarmos a nossa matriz curricular, renovarmos nosso ato de ensinar e aprimorarmos as competências que construímos junto a engenheiros e arquitetos. Mundialmente, o BIM está sendo implantado em larga escala. Em alguns países, já ultrapassa a ordem dos 60% do setor de construção. No Brasil, já está a 30% do setor, e 50% dos países da América Latina já têm políticas públicas de inclusão do BIM”, afirmou Regina.