a importância de uma gestão eficiente

A importância da boa gestão para o sucesso empresarial

18 setembro, 2023

UNIVALE forma profissionais que desempenham um olhar inovador para as experiências e competências do administrador

Por: Natalia Lima Amaral

Não importa o tamanho do empreendimento, um bom profissional de administração é essencial para uma gestão empresarial eficiente e próspera às empresas. Essa área das ciências sociais trata de aspectos fundamentais para um gerenciamento assertivo e adequado para a organização, além de ser fundamental para o desenvolvimento do país.

Conforme o tempo passa, nota-se a necessidade e a importância de compreender, aperfeiçoar e aplicar estratégias para desenvolver as equipes e o desempenho dos resultados, de maneira que o profissional qualificado cumpra com todos esses requisitos.

O papel do bom gestor

professora imirene fala sobre a importância de uma gestão eficiente
Professora Imirene Lodi

Imirene Lodi dos Santos, coordenadora do curso de Administração da UNIVALE, explica que o bom profissional gestor tem uma visão holística do empreendimento, abordando e compreendendo o negócio de maneira completa e integrada. Para isso, é imprescindível evoluir habilidades que criem e desenvolvam equipes de alto desempenho.

“Na UNIVALE temos como premissa a formação de profissionais éticos, críticos e comprometidos com o desenvolvimento do território. Para isso, trabalhamos as competências essenciais ao administrador, além de promover um ambiente acadêmico que favorece a aprendizagem colaborativa e a vivência da prática profissional”, comenta.

Lorrayne do Prado Ferreira, egressa da turma de 2022, é agente de administração no Instituto de Previdência de Governador Valadares (IPREM) e conta que por meio da sua formação acadêmica e do estágio foi possível desenvolver seu perfil profissional. “Um bom gestor é aquele que está lado a lado com sua equipe, mantendo uma boa comunicação e buscando formas de evoluir em conjunto. É por meio desse profissional que a empresa também conseguirá se desenvolver”, explica.

As características de uma gestão eficiente

egressa Lorrayne fala sobre as características de uma boa gestão
Egressa Lorrayne do Prado Ferreira

Lorrayne também destaca que para exercer uma boa gestão, o profissional administrador precisa saber resolver conflitos, ser responsável e conseguir dar e receber feedbacks por meio de uma comunicação clara e assertiva. Além disso, capacitar os colaboradores, transmitir motivação e confiança para sua equipe são algumas das autonomias de incentivo a mudanças, que a empresa e o profissional podem proporcionar e que auxiliam nesse processo.

Um exemplo citado pela egressa é a Natura, empresa brasileira fundada em 1969 e que atua no setor de cosméticos. “Pesquisando sobre a marca, vemos que ela se destaca por meio de uma abordagem mais humanizada, transparente e criativa. Suas campanhas, por sua vez, ressaltam que a empresa busca se responsabilizar com o meio ambiente e com a sociedade, além de promover a sua valorização. Para isso, a gestão é imprescindível para que todos os objetivos sejam alinhados e o trabalho em equipe garante isso”, comenta.

UNIVALE formando bons gestores

O curso de Administração da UNIVALE é ofertado há mais de 20 anos e com ele novos modelos de negócios surgem com a garantia de sustentabilidade e de bons resultados. Os futuros gestores são capacitados para lidar com diversos desafios atuais, para atuar em diversas frentes, podendo desenvolver o seu próprio negócio, além de ter a competência de trabalhar em empresas de pequeno, médio e grande porte. E Lorrayne é um grande exemplo dessa formação de excelência.

“Para mim sempre foi um sonho estudar na UNIVALE, e conseguir me formar na Universidade me deixa sem palavras. Consegui crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente, aprendendo muito com o passar dos semestres. E com o tempo, percebo o quanto foi importante minha formação, por conseguir me desenvolver bem na empresa em que atuo, além de pensar em novas possibilidades como profissional. Por mais que minha formação seja recente, sinto que consigo fortalecer minhas habilidades e expandir meus horizontes na administração”, comentou Lorrayne.