A pesquisa Infâncias desenhando a economia, vinculada à Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), deu um importante passo em novembro de 2025 com a realização da primeira etapa de campo na Escola Municipal Padre Eulálio, em Governador Valadares. A atividade, conduzida com uma turma do 4º ano C
com acompanhamento da professora Joanilsa Paula, integrou a etapa de escuta sensível das crianças sobre como compreendem os processos econômicos presentes em seu cotidiano.
Participaram dessa fase os pesquisadores da universidade, Maria Terezinha Bretas Vilarino, Karla Nascimento de Almeida e Valdicélio Martins dos Santos, e as estudantes de Pedagogia Larissa Azevedo, Maria Eduarda Teixeira, Ana Clara Pires, Sheylla Silva e Júlia Cunha, que coletam dados para a elaboração
de do trabalho de conclusão de curso.
Para a estudante Maria Eduarda Teixeira, a experiência representa um marco na formação acadêmica, pois possibilita vivências que integram ensino, extensão e agora a pesquisa. Vivenciar a escuta sensível das crianças e compreender seus modos próprios de interpretar a economia, ampliou sua perspectiva sobre a infância e fortaleceu seu compromisso ético com a educação. A estudante destaca que essa oportunidade oferecida pela UNIVALE contribui significativamente para sua formação e para o aprofundamento teórico
e metodológico do seu Trabalho de Conclusão de Curso.
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Para a estudante Larissa, a participação no projeto trouxe uma compreensão mais próxima da realidade das crianças. Escutar o vocabulário que elas usam no dia a dia e perceber como relacionam a economia a situações simples, como ajudar os pais em pequenas tarefas, guardar dinheiro ou entender o valor
das coisas ampliou sua visão sobre como elas constroem sentidos sobre o mundo. A experiência mostrou que, mesmo com uma linguagem própria e muito espontânea, as crianças conseguem explicar de forma clara como vivem e como entendem as questões econômicas do cotidiano.
A iniciativa faz parte do projeto internacional Infâncias da América Latina desenhando a Economia, desenvolvido em parceria com a Universidad Nacional de Río Negro (UNRN), na Argentina, reunindo pesquisadores de dez países da América Latina e Caribe, o estudo busca compreender como as crianças percebem temas como produção, consumo, desigualdade e justiça econômica por meio de desenhos, narrativas e outras expressões das crianças.
O Escritório Regional da UNICEF para a América Latina e o Caribe assinou, em dezembro, um convênio com a UNRN para acompanhar a implementação do Projeto, em especial, para apoiar a publicação de um livro como resultado do trabalho. (Confira publicação em: https://www.unrn.edu.ar/noticias/La-UNRN-y-UNICEF-firmaron-un-convenio-para-indagar-la-percepcion-de-las-infancias-sobre-el-contexto-economico-4869)
Representando o Brasil, a UNIVALE integra o projeto por meio de uma equipe interdisciplinar vinculada ao Programa de Pós-graduação em Gestão Integrada do Território (GIT) e ao Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD). Em 2026, a investigação seguirá em outras três escolas do município,
ampliando a participação infantil e fortalecendo o compromisso ético e político da universidade com a escuta das infâncias.
Ao final do estudo, a proposta é que as produções e vozes das crianças possam subsidiar recomendações de políticas públicas orientadas para justiça social, equidade e o fortalecimento do protagonismo infantil na América Latina.








