Professora Patrícia é incorporada como membro de Instituto Real de Antropologia

Instituto Real de Antropologia da Grã-Bretanha e Irlanda incorpora professora da UNIVALE como membro

08 dezembro, 2023

Patrícia Falco Genovez é doutora em História e busca explorar aspectos culturais, abordados pelo instituto a partir da antropologia

Por Natalia Lima Amaral

A professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Gestão Integrada do Território (GIT UNIVALE) e docente interna do Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), Patrícia Falco Genovez, foi incorporada como membro do Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland (RAI), o Instituto Real de Antropologia da Grã-Bretanha e Irlanda, em tradução livre. Trata-se de uma organização antropológica e sociedade científica que acolhe pesquisadores de todo o mundo. A partir do compromisso de internacionalização do GIT UNIVALE, Patrícia começou a buscar instituições internacionais que pudessem estabelecer diálogo com o programa, considerando os seus interesses de pesquisa.

Patrícia conta que ao se candidatar ela levou em conta a temática que vem desenvolvendo nos últimos 20 anos de pesquisa e que permeia boa parte dos seus objetos de estudo. “A temática da cultura está vinculada aos meus próprios projetos e também dos meus orientandos. Por isso considerei que o Royal Anthropological Institute seria um grande interlocutor”, explica.

Conheça um pouco sobre o RAI

O Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland (RAI) é uma sociedade científica que inclui componentes da antropologia, como a biológica, evolutiva, social, cultural, dentre outras. Formado por quase 1.200 membros de diversas partes do mundo, o Instituto surgiu em 1871 e em 2020 recebeu a Carta Régia (da monarquia britânica) que reconhece a importância da contribuição do Instituto para as mais diversas políticas do governo inglês. “Esse documento é muito especial, sendo que o primeiro foi concedido em 1215, e desde então temos em vigor apenas umas 750”, conta Patrícia.

Participação da professora como membro do RAI

Professora Patrícia Genovez

Por mais que a sede e todo o material disponível para os membros esteja em Londres, Patrícia recebe uma revista oficial do RAI, que sai em 4 números, e um suplemento temático, com cerca de 1.800 páginas de textos, artigos e de recensões das obras recentes mais importantes. “Além disso, o Instituto também envia 6 números da revista Anthropology Today, que é focada na divulgação das pesquisas de vanguarda elaboradas pelos estudiosos dos principais centros de pesquisas do mundo”, comenta a professora.

Patrícia conta que essas recensões são como uma mina de ouro em termos de atualização acadêmica. “Enquanto membro, tenho a oportunidade de participar de eventos, conferências e debates quando estiver em Londres. Atualmente, posso participar de diversas atividades mesmo estando no Brasil, pela internet”, explica. Além disso, a professora também tem acesso a acervos importantes como a Biblioteca do Museu Britânico e a revistas internacionais de modo mais facilitado.

“Acredito que o mais importante é o contato que terei com pesquisadores do mundo todo e das mais diversas áreas das ciências humanas. Além disso, a oportunidade é fantástica para vincular a presença do nosso Observatório Interdisciplinar do Território e da UNIVALE, junto às mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa no mundo, como Harvard, Cambridge, Oxford e muitas outras”, comenta Patrícia.

Conheça o OBIT

Professora Patrícia é incorporada como membro de Instituto Real de Antropologia

O Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT) foi criado em 2012, a partir de um convênio com a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, com o objetivo de desenvolver pesquisas que abrangem os diferentes campos do GIT. Ele é responsável por conduzir ações como o Território Rio Doce, prestando assessoria ao Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce, no enfrentamento da questão do desastre de 2015.

Outros trabalhos técnicos desenvolvidos são as parceria da UNIVALE com o SEBRAE e a CREDIRIODOCE, o “Cooperação sem Fronteiras”; a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, para o desenvolvimento de um sistema de gestão territorial para auxiliar no monitoramento da tuberculose; e a parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, para a produção de um livro com o resgate da memória da instituição, que completou 80 anos.