Aluno da Univale segurando um computador e fazendo um sinal de "joinha" com a mão

Feirão de Estágio traz informações sobre como conseguir vaga remunerada no exterior

18 agosto, 2023

A UNIVALE recebe nesta segunda-feira (21), às 19h, o Feirão de Estágios da CI Intercâmbios, com informações para quem deseja a experiência de viver fora do país e, o melhor, com a garantia de uma vaga remunerada, para também acumular experiência na própria área de formação. Durante o Feirão de Estágios, que será no Auditório A do edifício ED2, haverá uma apresentação sobre como o aluno poderá se candidatar a uma vaga, e também haverá relatos de quem já passou pelo programa de intercâmbio. A CI pede aos interessados em participar do Feirão que preencham um formulário, disponível neste link: https://tinyurl.com/FeiraoEstagio

José Júnior, supervisor de Intercâmbio da CI

Supervisor de Intercâmbio da CI, José Júnior ressalta que as vagas são disponibilizadas pela International Association for the Exchange of Students for Technical Experience (Iaeste), ou, em português, Associação Internacional de Intercâmbio de Estudantes para Experiência Técnica, que no Brasil é gerenciada pela Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (Abipe), por sua vez, a responsável por cadastrar estudantes e direcioná-los a estágios remunerados conforme a área de formação. A quantidade de vagas disponíveis, e em quais países serão oferecidas, ainda serão definidas pela Iaeste.

“Existem algumas vagas disponíveis, a gente não consegue colocar a quantidade exata, mas são vagas para diversas áreas, mais voltadas às áreas de Ciências Exatas. Qualquer estudante que esteja matriculado, e que o curso seja compatível com a vaga em estágio, pode participar. O aluno faz um cadastro no site da Abipe, que controla os estágios da Iaeste no mundo. O cadastro tem um processo de pontos, e quando liberar o painel de vagas o aluno seleciona a vaga conforme o perfil que ele acredita ser melhor para ele. O Iaeste vai verificar o currículo acadêmico do aluno, com a pontuação que ele acumulou, e quem tiver a pontuação superior é selecionado para aquela vaga”, detalhou José.

Após essa etapa, em que os candidatos ficam com as vagas conforme a pontuação obtida, os candidatos ainda podem disputar outras vagas, passando por processo de análise curricular e entrevista. O Supervisor de Intercâmbio lembra que, para ser selecionado para uma vaga, é importante possuir conhecimentos em língua estrangeira, geralmente inglês ou espanhol: “A questão do idioma depende muito da vaga. Tem vagas que pedem do idioma intermediário para o avançado, tem vagas que pedem apenas o intermediário, tem vagas que pedem apenas o avançado. E tem vagas que pedem tanto o inglês quanto o espanhol. Isso depende muito da oferta”.

Remuneração no estágio durante intercâmbio

Todas as vagas em estágio são remuneradas pelo período em que o estudante estiver no intercâmbio, e podem se candidatar alunos de graduação e mestrado, e até mesmo profissionais recém-formados, desde que a área de formação seja compatível com a vaga. A duração dos estágios é de no mínimo dois meses, e pode chegar até a um ano, e toda vaga de estágio é remunerada na moeda do país em que o candidato estiver.

“Quando o estudante aplica para a vaga, já sabe qual será o salário que vai receber. O levantamento das informações para o programa de estágio é que o aluno consiga se manter no país, então é feito um levantamento de quanto ele teria de gastos com acomodação, alimentação e despesas pessoais. O salário é sempre, no mínimo, o quanto a pessoa precisa para se manter. Tem estágio em que o aluno consegue se manter e ainda ter uma renda a mais. Em algumas vagas, o aluno já recebe a acomodação pela empresa, e não vai ter gasto com isso. O foco é ter a experiência na área em que ele está se graduando, e vai receber por isso”, destacou José Júnior.

Cartaz de divulgação do Feirão de Estágio