Jubileu de Ouro: celebrações dos 50 anos de formatura da 2ª turma de Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica do MIT

Jubileu de Ouro: 2ª turma de engenheiros do MIT volta à UNIVALE para comemorar 50 anos de formados

10 novembro, 2023

A Universidade Vale do Rio Doce recebeu de volta, na manhã desta sexta-feira (10), os egressos da segunda turma de Engenharia Mecânica e de Engenharia Metalúrgica do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) – instituição pioneira de ensino superior em Governador Valadares, primeira entidade mantida pela Fundação Percival Farquhar (FPF) e organização que deu origem à atual UNIVALE. Aproximadamente 20 engenheiros retornaram à universidade para comemorar o Jubileu de Ouro, 50 anos após a formatura, em 1973.

Em cerimônia no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão, os egressos participaram de uma solenidade marcada por momentos de emoção, com homenagem a integrantes da turma que já faleceram, juramento para reafirmar a colação de grau, e entrega de placas e diplomas. Após a sessão solene, os egressos visitaram outros locais do campus 2.

Sessão Solene marcou o Jubileu de Ouro da segunda turma de engenheiros formados pelo MIT

Momentos de emoção no Jubileu de Ouro

A solenidade do Jubileu de Ouro foi presidida pela reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha. Ela destacou que a celebração de meio século de formatura é um motivo de orgulho para os alunos pioneiros, que ajudaram a construir a história da instituição.

“Estamos em pleno estado de júbilo, e júbilo significa sentimento ou manifestação de alegria extrema, ou contentamento. É uma intensa sensação de prazer e de felicidade. E, de fato, é tudo isso que nos envolve. Desde sua criação, em 1967, quando a UNIVALE ainda estava no seu embrião, o MIT, a Fundação Percival Farquhar se faz presente na edificação desta instituição de ensino superior. A UNIVALE reflete a conquista do sonho almejado por muitos pioneiros que, com os olhos no futuro, souberam constituir uma universidade consolidada no cenário regional”, declarou a reitora.

Quem também retornou à UNIVALE para celebrar o Jubileu de Ouro da segunda turma de Engenharia Mecânica e de Engenharia Metalúrgica foi o professor Talmir Canuto, docente do MIT que foi um dos fundadores da FPF e presidiu a Fundação entre 1976 e 1980. “O que nós pensávamos naquela época valeu a pena. Esta universidade cresceu inegavelmente e eu reconheço, toda vez que venho aqui, que alguns paradigmas e valores daquele começo continuaram. Passados esses 50 anos, eu lembro também da minha vida. Porque grande parte da minha vida foi aqui. Foram 12 anos trabalhando de manhã, de tarde e de noite”, destacou Talmir.

Um dos egressos, Fernando Paoliello, falou sobre a emoção de voltar à universidade surgida do MIT. “Cinquenta anos se passaram desde aquele memorável dia em que nos formamos e, mais uma vez, o destino nos reúne neste lugar especial. Estamos aqui para celebrar nosso Jubileu de Ouro. É uma alegria indescritível e um sentimento de honra e gratidão. Com o coração repleto de emoção faço o convite para voltarmos no tempo e recordarmos. É uma tarefa desafiadora agradecer a todos pelo árduo e sério trabalho em prol do desenvolvimento de Governador Valadares e do Brasil”, afirmou Fernando.

Também engenheiros formados no antigo MIT o prefeito de Valadares, André Merlo, e o vereador Paulinho Costa compareceram à cerimônia, representando os poderes Executivo e Legislativo do município. “Se todos os políticos fossem engenheiros, nossa sociedade seria outra. Quem passou pelo serviço público sabe o que estou falando. Política envolve criação, planejamento e execução de programas, e essa é a essência da Engenharia. Sem planejamento, não se chega a lugar algum, e nós aprendemos isso muito bem”, declarou André.