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Foto da mesa-redonda “Justiça, Inteligência Artificial e Educação: formação cidadã na era digital”, com participação do professor Bernardo Nogueira

Professor da UNIVALE participa do 13º Encontro de Pesquisa em Educação da Uniube

09 outubro, 2025

Docente do curso de Direito e do mestrado da UNIVALE foi a Uberaba e participou da mesa-redonda “Justiça, Inteligência Artificial e Educação: formação cidadã na era digital”

Foto da mesa-redonda “Justiça, Inteligência Artificial e Educação: formação cidadã na era digital”, com participação do professor Bernardo Nogueira

O 13º Encontro de Pesquisa em Educação (Epeduc) e o 7º Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, promovidos pelo programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (Uniube), foram realizados de forma híbrida, entre os dias 1º e 4 deste mês. Um dos palestrantes convidados foi o professor do curso de Direito e do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, Bernardo Gomes Barbosa Nogueira.

O docente da UNIVALE foi a Uberaba e participou da mesa-redonda “Justiça, Inteligência Artificial e Educação: formação cidadã na era digital”, que também teve o professor Renan Antônio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), com mediação da professora Thaísa Haber Faleiros, da Uniube. A mesa trouxe discussões sobre como a inteligência artificial e novas tecnologias atravessam o ensino, a pesquisa e as práticas sociais. O debate abordou desafios nos campos jurídico e educacional, com reflexões sobre como essas transformações podem contribuir para uma formação cidadã e para a construção de uma Justiça mais acessível, democrática e humanizada.

Aos participantes do Encontro de Pesquisa em Educação, Bernardo falou a partir de suas experiências como mediador de conflitos. “Eu trabalho escutando conflitos todos os dias. A mediação é uma ótima oportunidade de inclusão democrática no país, porque a gente é obrigado a aprender a ouvir”, salientou o professor. A realidade educacional em uma época do crescente uso de ferramentas de inteligência artificial, para o docente, é comparável à relação com conflitos.

“O conflito é a base da democracia. Uma sociedade sem conflito é uma sociedade autocrática. A democracia requer o conflito, para que haja diversidade. A questão não é acabar com os conflitos, é como a gente vai trabalhar esses conflitos. É preciso resistir ao discurso algorítmico com a mediação das artes, em relação estreita com construções artísticas e humanidades”, observou Bernardo.

Uma formação cidadã crítica na era digital é aquela capaz de quebrar correntes na narrativa de um corpo-território, analisou o professor, citando um conceito de estudos territoriais pesquisado no GIT. “Não se trata de negar a inteligência artificial, chegamos a um ponto sem retorno. É como eu falei sobre conflitos, não vamos retornar ao que era antes. Mas é preciso pensar sobre o que vamos fazer disso, e não se entregar de maneira acrítica a uma colonização digital”, afirmou.

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