Professores do mestrado GIT em confraternização dos laboratórios de pesquisa

Laboratórios de pesquisa do mestrado se reúnem para início de mais um ano letivo

26 fevereiro, 2024

A semana anterior foi de retomada de trabalhos para mais um ano letivo na UNIVALE. A segunda-feira (19) marcou o dia de volta às aulas para os cursos de graduação, e na sexta-feira (23) foi a vez dos laboratórios ligados ao mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), que se reuniram para uma confraternização com troca de ideias sobre as áreas de pesquisa de cada grupo de docentes.

O encontro entre os laboratórios aconteceu no Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional (Neder); e também estiveram presentes professores dos grupos de pesquisa Saúde, Indivíduo e Sociedade (Sais); Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (Niesd) e Observatório Interdisciplinar do Território (Obit).

“Nosso laboratório está sempre aberto para receber as pessoas. Estamos nos organizando para ter trabalhos junto com os outros laboratórios também. Essa organização dos laboratórios mudou completamente nossa qualidade de trabalho e nossa possibilidade de produção”, destacou a coordenadora do Neder, Sueli Siqueira. Ao receber os professores ligados aos demais laboratórios da UNIVALE, Sueli os convidou para participar de eventos sobre migração desenvolvidos por pesquisadores do Neder.

Professora Sueli Siqueira em confraternização dos laboratórios de pesquisa
Professora Sueli Siqueira

Também membro do mesmo grupo, a docente Gláucia de Oliveira Assis vê como positiva a troca de ideias entre os diferentes campos de estudo, e também falou dos eventos sobre migração organizados ou apoiados pelo Neder, que podem contribuir com o desenvolvimento regional, propondo alternativas para orientar políticas locais.

“Estou de volta à UNIVALE faz dois anos, e estou muito feliz por estar aqui no Neder, continuando um projeto de pesquisa sobre brasileiras na Alemanha, que agora a gente ampliou para Portugal e Itália. É um projeto internacional, em contato com outras universidades. E a gente espera que, a partir desses contatos, a gente possa estabelecer convênios importantes para a universidade. E, para além disso, a gente espera que o conhecimento sobre a vida e a condição dos migrantes ajude a fomentar políticas públicas”, afirmou Gláucia.

Professores do mestrado GIT em confraternização dos laboratórios de pesquisa

Pesquisas interdisciplinares nos laboratórios da UNIVALE

A reunião que marcou a retomada dos trabalhos dos laboratórios de pesquisa também contou com as presenças da reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha; da pró-reitora acadêmica, Adriana de Oliveira Leite Coelho; da diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Elaine Toledo Pitanga Fernandes; e do coordenador do mestrado, Haruf Salmen Espíndola.

“Como nosso mestrado é interdisciplinar, para nós é fundamental essa interação dos laboratórios. É muito importante que as diversas áreas de pesquisa, com seus diversos projetos, conversem entre si, e que um professor colabore com o outro. Essas ações de interação são fundamentais para essa troca e para o fortalecimento da interdisciplinaridade”, avaliou a reitora.