ligas acadêmicas LAPROE

Ligas Acadêmicas disponibilizam editais para alunos de Odontologia

31 março, 2022

As inscrições para as Ligas Acadêmicas do curso de Odontologia da UNIVALE estão disponíveis até o dia 18 de abril

Por: Natalia Lima Amaral

As Ligas Acadêmicas de Prótese, Reabilitação Oral e Estética (LAPROE) e de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (LACTBMF) do curso de Odontologia da UNIVALE estão com as inscrições abertas para os alunos do 5º ao 7º período do curso, até o dia 18 de abril. São ofertadas 4 vagas para a LAPROE e 7 vagas para a LACTBMF, nas quais o processo seletivo acontecerá em duas etapas: primeiro uma prova teórica, com o conteúdo referente às áreas de atuação de cada liga específica, e a apresentação de trabalhos, também com as mesmas temáticas.

Confira mais sobre as Ligas Acadêmicas.

Liga Acadêmica de Prótese Reabilitação Oral e Estética — LAPROE

ligas acadêmicas LAPROE
As professoras Maria da Penha Siqueira e Belizane das Graças Oliveira Maia com a LAPROE no Laboratório de Prótese da UNIVALE, em 2021 — Imagem: cedida por Vinícius Marques

A LAPROE surgiu no dia 30 de julho de 2018, com o intuito de dar aulas e projetos práticos, como hands on (atividade prática interativa guiada por um professor, que mostra algo a ser feito, enquanto os alunos acompanham), na intenção de aumentar os conhecimentos dos ligantes juntamente com os professores envolvidos

As ligas acadêmicas são associações civis e científicas livres, sem preceitos religiosos ou de crenças, sem fins lucrativos, formadas por um grupo de alunos com um interesse comum, que se reúnem para realizar atividades práticas e teóricas sobre determinada temática.

Vinícius Marques de Oliveira é o presidente da LAPROE e está no 8º período de odonto.

“Para mim, a experiência que nos proporciona adquirindo conhecimento a parte das aulas, além de poder aperfeiçoar as técnicas ligadas à prática para uma futura vida profissional, a liga é de extrema importância e proporciona para nós alunos a oportunidade de ter um contato direto com os professores sobre os temas muitas vezes não apresentados na graduação, com conhecimentos extra sobre a disciplina.”

Confira o edital: clique aqui
Inscreva-se: clique aqui

Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial — LACTBMF

ligas acadêmicas LACTBMDF 2022
O professor Denis Reis e os alunos Otávio Ganem e Victor Figueiredo da LACTBMF em atividade prática no Hospital Municipal, em 2022 — Imagem: cedida por Hianca Alice de Almeida, atual presidente da liga.

A LACTBMF foi constituída em 2016, sendo uma iniciativa dos estudantes de graduação da odontologia que buscavam complementar a sua formação acadêmica. Por meio de ações que promovem articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, as ligas acadêmicas são entidades civis e científicas livres, beneficentes, que realizam aulas, cursos, seminários, palestras, discussão de casos clínicos e, até mesmo, acompanhamento supervisionado dentro do ambiente hospitalar.

Confira o edital: clique aqui
Inscreva-se: clique aqui