Obra de Camilla Carvalho retrata a acessibilidade do ponto de vista de crianças que apresentam diferentes tipos de deficiência
Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Camilla Carvalho tem sua trajetória marcada pela dedicação à acessibilidade, com ações de inclusão desenvolvidas há 15 anos em Governador Valadares. Um dos projetos mais recentes é a publicação do livro “Um tour por Governador Valadares com a Turma UAI”, voltado ao público infantil, e o lançamento da obra foi na UNIVALE, como parte da campanha Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e à luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
“A acessibilidade é um tema que precisa da cultura e da mudança de paradigmas. Então, nada melhor que falar com as crianças, que estão em construção, e a ideia foi de trazer para as crianças o contexto do patrimônio histórico e cultural de Valadares, também com essa perspectiva de questionar o que falta para uma cidade ser inclusiva”, destacou Camilla.

A obra é protagonizada pela Turma UAI (que significa União dos Amigos da Inclusão), crianças que apresentam diferentes tipos de deficiência. “A Turma UAI é uma turma diversificada, cada criança tem uma deficiência, representando os grupos maiores. Temos toda uma diversidade de crianças juntas, para que a gente trabalhe essa perspectiva e a representatividade também. As crianças com deficiência também precisam se ver em personagens e se sentir pertencentes”, explicou a autora da obra, ela própria uma cadeirante.
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE N.º 108/2026 — Processo Seletivo de Discentes Extensionistas para o Projeto de Extensão: “QUEBRA-CABEÇA: Qualidade de Vida para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”
- Edital UNIVALE N.º 107/2026 — Processo Seletivo de Discentes Extensionistas para o Projeto de Extensão: “Fazeres Docentes: gestão da sala de aula”
- Professora de Psicologia conclui mestrado com pesquisa sobre comportamento alimentar de adolescentes
Além do lançamento do livro, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Cidade para todos: literatura, patrimônio e acessibilidade em diálogo”. O painel de discussões contou com a participação do professor Edmarcius Carvalho, do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). O docente ressaltou que o apoio e a promoção da acessibilidade para alunos com deficiência são prioridades na UNIVALE.

“Eu comento a obra que a Camilla tem a satisfação de publicar agora, apontando como a questão da acessibilidade precisa de um certo olhar, falando da acessibilidade nos espaços públicos. Trabalhamos a acessibilidade para os diversos tipos de pessoas com deficiência, a partir do livro que a Camilla escreveu. É uma obra para crianças, e é importante pensar em Valadares acessível para todos, sobretudo para as pessoas com deficiência”, disse Edmarcius.
Alunos e professores de vários cursos de graduação da universidade também prestigiaram o lançamento do livro. “Como estudante de Arquitetura e Urbanismo, a gente vê essa questão da acessibilidade sendo um fator extremamente importante. Todas as pessoas têm direito à oportunidade de viver, tanto na acessibilidade física como em poder assistir a algum vídeo e entender. Toda forma de acessibilidade é importante”, afirmou a aluna do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Stela Coelho Ramos.












